quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

REAA - SAUDAÇÕES EM LOJA.

Em 02.06.2022 o Respeitável Irmão Paulo Ricardo Cantarutti, Loja Santo Grau, 4690, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita informações.

 

SAUDAÇÕES EM LOJA

 

Após a leitura e aprovação, quando o Venerável Mestre determina ao Mestre de Cerimônias para cumprir o vosso dever, este ao aproximar-se do Secretário deve saudá-lo?

Por sua vez, o Secretário deve levantar-se e também saudá-lo? Ou deve permanecer sentado? Espero que tenha me feito entender.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Por si só o próprio Ritual de Aprendiz, REAA, em vigência no GOB já responde quando menciona em sua página 42 que saudações em Loja são feitas somente ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e às Luzes da Loja nas entradas formais e em saída definitiva dos trabalhos.

Fora essas situações, entende-se que não existem saudações.

O SOR, Sistema de Orientação Ritualística oficial do GOB (Decreto 1784/2019) também dá essas orientações.

Desse modo, no caso da sua questão, não há saudação entre os protagonistas. O Mestre de Cerimônias ao abordar o Secretário não lhe presta nenhuma saudação, enquanto que o Secretário permanece sentado nessa ocasião. O Mestre de Cerimônias, enquanto aguarda as assinaturas, fica à Ordem, porém isso não é saudação.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/20222

Nenhum comentário:

Postar um comentário