sábado, 10 de dezembro de 2022

LUX IN TENEBRIS NA CÂMARA DO MEIO - REAA

Em 06.06.2022 o Respeitável Irmão Antônio Augusto Queiroz Baptista, Loja Bernardino Mazzocato, 286, REAA, GLMRS (CMSB), Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, faz a pergunta seguinte:

 

LÂMPADA MÍSTICA

 

Boa tarde meu irmão. No tocante à loja de Mestre Maçom, REAA, existe no centro da Loja, nas proximidades do Livro da Lei, uma lâmpada (cor violeta), qual o nome dessa lâmpada e o seu significado esotérico.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Essa pequena lâmpada, ou uma minúscula vela acesa, é característica decorativa da Loja de Mestre Maçom. Geralmente ela somente é acesa por ocasião de uma cerimônia de Exaltação. Essa fonte de luz é conhecida nos meios maçônicos como Lâmpada Mística.

Todavia, ela é também conhecida como “Lux in Tenebris”, que em latim significa “Luz nas Trevas”. Historicamente parece que a frase surgiu no evangelho de São João I, 5 (E a luz resplandece das trevas e as trevas não a compreenderam.).

                No contexto religioso essa frase se refere a “Jesus” como a “Luz do Mundo”, embora os homens não a tenham compreendido.

No misticismo maçônico a frase se relaciona com a escuridão do inverno que em breve se dissipará porque o Sol ressuscitará logo na primavera que se avizinha. É na verdade uma alegoria iniciática de purificação e renovação – uma das características dos ritos solares, como é o caso do REAA, é a de que H A seja a representação mística do Sol com as suas transições equinociais e solsticiais (vide a Marcha do Mestre).

Ainda em termos maçônicos, esotericamente essa alegoria simboliza a Fé inquebrantável, pois mesmo que a atitude dos tiranos possa assassinar o homem, a sua fé permanecerá como uma imortal chama acêsa. É a certeza de que depois do inverno, a Terra, mãe e viúva, fecundada pelo Sol (luz e conforto), trará novamente a ressurreição da Natureza. É também a Esperança de saber que quanto mais escura se faz a madrugada, mais próximo está o raiar de um no dia.

No REAA essa Lâmpada Mística pendente do zênite somente deve ser acesa mediante a abertura dos trabalhos de uma cerimônia de Exaltação. Figuradamente, nessa ocasião a fagulha revela que o Mestre, mesmo que golpeado mortalmente, certamente irá reviver no lugar da Luz (Or).

A ´posição dessa lâmpada pendurada no teto do templo deve coincidir na sua verticalidade (na mesma direção) com o at simbólico colocado ao centro do Oc onde simbolicamente, marcado por um ramo frondoso de Ac, descansa o c do nosso M H A. Mais precisamente essa lâmpada pende na direção da cab∴ de H∴ por ela representar a sede do intelecto humano.

Por fim, ao concluir vale mencionar que essa minúscula "luz" nada tem a ver com luminosidade própria para o Altar dos Juramentos. Considerando que originalmente o Alt dos JJur é uma extensão do altar-mor (o ocupado pelo Venerável Mestre), ele deve então ficar posicionado no Oriente, enquanto que a Lâmpada Mística, pendurada no zênite da abóbada pende, distante do L da L, na direção do centro do Ocidente.

 

E.T. 1 – Lux in Tenebris, não possui nenhuma cor específica de iluminação, recomendando-se, portanto, o mais natural possível para ela. O que vale é o significado da sua claridade e não a cor do brilho que ela produz.

 

E.T. 2 – A alusão aqui feita ao Altar dos Juramentos localizado no Or se prende à originalidade do REAA, embora se saiba que alguns rituais determinem que ele, contraditoriamente, fique posicionado no centro do Templo ao Oc.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário