sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

FUNÇÃO DOS DIÁCONOS NO REAA

 

Em 06.06.2022 o um Respeitável Irmão de uma Loja do GOB-RJ, REAA, Estado do Rio de Janeiro, faz a seguinte pergunta:

 

FUNÇÃO DOS DIÁCONOS.

 

Boa tarde meu Irmão. Venho mais uma vez através deste solicitar ao amado Irmão que esclareça uma dúvida sobre a ritualista sobre o Saco de Propostas e Informações.

Após a leitura das colunas gravadas, o Venerável Mestre de nossa loja solicita ao Primeiro Diácono que entregue essas colunas ao Irmão Secretário. Estava vendo as orientações sobre o Destino das Colunas Gravadas, e lá fala que é o Mestre de Cerimônias que as entrega e não Primeiro Diácono. Está correto meu entendimento?

E outra coisa que achei muito interessante foi o Irmão ter falado sobre a estrela de Davi na circulação, me foi passado que o desenho da circulação dos seis primeiros cargos seriam a formação da estrela de Davi. E pelo que o Irmão falou tem a ver com os Mestres necessários para abrir a Loja.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Penso que devemos atender o que está escrito no SOR – Sistema de Orientação Ritualística, que é um instrumento oficial de orientação do GOB. Não à toa essas informações estão hospedadas para consulta dos Irmãos na página oficial do GOB, destacando que esse conteúdo é para ser aplicado de imediato nos rituais em vigência.

Vale lembrar que o SOR foi criado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral e está publicado no Boletim Oficial sob o nº 031 de outubro de 2019.

Também é bom que se diga que o guardião dos Rituais do GOB é o Grão-Mestre Geral, portanto ele pode editar decretos e normas que atuem sobre os rituais.

No tocante aos Diáconos, já escrevi bastante a respeito, mencionando inclusive, que eles não são ajudantes de ordens. Para essa função existe, no caso do REAA, o Mestre de Cerimônias.

Historicamente, os Diáconos estão no REAA apenas e tão somente para atuar como mensageiros entre as Luzes da Loja por ocasião da alegoria da transmissão da Palavra Sagrada que ocorre na abertura e encerramento dos trabalhos. Lembro que essa transmissão não tem o caráter de um telhamento.

Também nesse particular, a dialética de abertura nada tem a ver com Diáconos levando recados, bilhetes e afins do gênero a pedido do Venerável e dos Vigilantes


.                     Reitera-se que quem tem essa obrigação de ofício é o Mestre de Cerimônias.

Na questão da ordem de coleta durante as circulações das bolsas, tudo está bem explicado no SOR onde é mencionado que a abordagem inicial alude aos sete cargos mínimos necessários para se abrir uma Loja no REAA. Nesse caso, as Luzes da Loja, o Orador, e o Secretário, mais o Cobridor Interno e o próprio Mestre de Cerimônias, o que totaliza o mínimo de sete Mestres Maçons conforme prevê o Regulamento Geral da Federação.

Essa "estória" de estrela de seis pontas é uma invencionice que acabou se consagrando, mas que por ser falsa merece ser excluída da liturgia, pois no REAA a Estrela Flamejante é a pentagonal e não a hexagonal (encontramos a Estrela de Seis Pontas no Rito de York, não no REAA).

Ao concluir reitero que tudo isso está no SOR in GOB RITUALÍSTICA na página oficial do GOB. É preciso, porém, consultar e cumprir as orientações dali emanadas.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

Secretário Geral de Orientação Ritualística - GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário