sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

REAA - SAUDAÇÕES EM LOJA. SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL MESTRE

Em 05.06.2022 o Respeitável Irmão Hemerson Pegoraro, Loja XV de Novembro, 1998, REAA, GOB-SC, Oriente de Caçador, Estado de Santa Cataria, faz a seguinte pergunta:

 

SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL MESTRE

 

Devido a estarmos 2 anos afastados devido à pandemia, e também por eu assumir o cargo de Primeiro Vigilante, o Venerável pediu-me para fazer um trabalho sobre a ritualística na Loja. Uma das dúvidas que me deparei foi sobre a entrada do Obreiro no Oriente, já vi no seu Blog sobre isso, mas a dúvida do Venerável sobre esta questão, é como ele reage (o Venerável). Ele tem que fazer um sinal? Ele tem que responder de alguma forma o sinal do Obreiro? Como o Venerável tem que reagir?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                Conforme estabelece o ritual de Aprendiz do REAA em vigência no GOB, dele a página 42, saudações em Loja são feitas apenas ao Venerável Mestre quando alguém entra ou sai do Oriente em Loja Aberta, ou às Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) quando da entrada formal em Loja, ou ainda se a saída for definitiva dos trabalhos.

Obreiro portando um objeto de trabalho não fará saudação pelo Sinal, porém fará uma parada rápida e formal, ou seja, sem inclinar o corpo ou fazer meneios com a cabeça.

Não se compõe sinal “com” um objeto de trabalho, ou seja, não se usa um objeto de trabalho para “com” ele compor e fazer o Sinal.

Vale mencionar que a saudação maçônica é sempre feita a partir do Sinal de Ordem e dele executando o Sinal Pen do Grau.

Dito isto, no tocante à sua questão propriamente dita, o Venerável Mestre ao ser saudado pelo Sinal, permanece como está. Ele não responde a saudação, permanecendo sentado. Assim também ocorre na entrada formal em Loja e a saudação às Luzes. Do mesmo modo que o Venerável Mestre, as demais Luzes também permanecem como estão, sentados e sem nenhuma réplica.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário