sexta-feira, 10 de março de 2017

A ACLAMAÇÃO HUZZÉ

RESPOSTA - MARÇO/2017
Em 15/10/2016 o Respeitável Irmão Carlos Alberto C. Silva, Loja Lautaro, 2.642, REAA, GOSP-GOB, Oriente de São Paulo, Capital, mencionando uma resposta enviada, deixa um apontamento que merece consideração:
A ACLAMAÇÃO HUZZÉ.
Quero agradecer sua resposta. Como sempre, direto ao ponto e com alguns esclarecimentos adicionais que os servem como ensinamentos. Sua explicação sobre a aclamação Huzzé foi novíssima para mim e claro, já está devidamente incorporada. Confesso que não a tinha visto posta sob essa perspectiva antes. Sempre li que esta aclamação era algo relativo à alegria. Vi inclusive, análises etimológicas do termo e suas origens. Daí minha premissa para a ausência dela do Ritual de Grau 3.
CONSIDERAÇÕES.
Principalmente o maçom latino é dado a essas especulações e cogitações tão próprias de autores fantasistas e mesmo aqueles que querem impor a sua crença pessoal nos nossos mistérios.
Essa "estória" de associar Huzzé à chacras, epigástrio e outras ilações do gênero não fazem parte de uma Instituição como a pura Maçonaria que visa aperfeiçoar o homem e lutar pelo progresso da humanidade.
Infelizmente muitos escritores nada pesquisam e ficam difamando a nossa história publicando certos pasquins que não tem nenhum compromisso com a verdade - bem dizem que imaginar é fácil, difícil e pesquisar na procura da veridicidade.
Todo o arcabouço doutrinário da Moderna Maçonaria, fora as lendas bíblicas que nos servem como alicerce alegórico para o aperfeiçoamento moral, está embasado nas Leis da Natureza, seja ela pela feição deísta ou pela teísta. Precisamos aprender que a Maçonaria não é religião e nem é palco para proselitismos religiosos ou de crenças pessoais.
Não existe nada de novo embaixo do Sol. A Grande Obra está na arte da convivência entre os homens, seja qual for a sua crença, desde que ela, a crença, não seja contrária aos sãos costumes.
Para tudo existe uma explicação. Ideias ocultistas e práticas pessoais de credo não cabem na nossa Sublime Instituição. Para a Maçonaria em relação à religião, é suficiente que o homem a pratique e acredite em Deus que, de modo conciliatório, ela, Maçonaria prefere "O" definir como Aquele que É, que Foi e que Será, o Criador, o Grande Arquiteto do Universo, o que geometrizou a ordem e o equilíbrio.
Como Obra de Luz, a Maçonaria também destaca a saudação à volta da Luz e um novo ciclo que se inicia. Afinal essa é a essência iniciática, e não conceitos próprios de crenças suposições. Assim, Huzzé é a saudação simbólica pelo retorno da Luz no solstício de inverno no Hemisfério Norte - é a volta da Luz, é o renascimento do Mestre tido como a Luz do Mundo. Como se pode ver não precisamos de conceitos anacrônicos do ocultismo medieval para explicar o óbvio, pois afinal buscamos as Luzes do esclarecimento e não concepções hauridas das trevas da ignorância.
T.F.A.
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário