terça-feira, 28 de março de 2017

PORTA DE EMERGÊNCIA

Em 05/03/2017 o Respeitável Irmão Arilton Barreiros de Souza, Loja Cidade Azul, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Cataria, pelo meu blog, formula a seguinte questão: http://pedro-juk.webnode.com/

PORTA DE EMERGÊNCIA


Minha questão; Recentemente o Corpo de Bombeiros para nos ceder o Alvará esteve vistoriando nosso templo. Foi nos exigida à abertura de outra porta que seria de emergência. Pergunto: nosso ritual diz que o templo tem apenas uma porta. O que fazer então? Agradeço e espero em breve tê-lo em nossa cidade para um encontro com os irmãos. Já conversei com você a respeito.

CONSIDERAÇÕES.

Isso realmente tem acontecido e tem causado um choque entre o uso do espaço de trabalho maçônico e a legislação que envolve a prevenção de incêndios e vias de abandono previsto pelo Código do Corpo de Bombeiros.
Entendo que nada impede que seja feita adaptação desde que essa saída de emergência se mantenha sempre fechada durante os trabalhos, sendo só utilizada se porventura ocorrer algum sinistro. De modo prático isso não fere o ritual, mas atende uma exigência legal exarada das leis do município onde se situa a Loja. Ademais não há simbolismo que ultrapasse o valor da segurança de uma vida humana, lembrando ainda que é nossa obrigação cumprir as leis constituídas e observar o progresso da ciência e das artes.
Tudo é uma questão de bom senso. No caso dessa passagem ela deve ser adaptada conforme regra aprovada pelas autoridades competentes (largura, sentido de abertura, etc.). Obviamente que no estudo para adaptação dessa saída emergencial há que se considerar a previsão dessa passagem emergencial sem ferir a decoração do Templo – isso é possível desde que o projeto seja elaborado por profissional da área sem a interferência dos palpiteiros.
É oportuno mencionar sobre as Lojas que estejam elaborando projeto arquitetônico para a construção de um Templo, atentem para esse detalhe. Isso previne adaptações e reformas futuras.


T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário