terça-feira, 21 de março de 2017

DECORAÇÃO NA LOJA DE MESTRE

Em 16/02/2016 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE, Oriente de Arco Verde, Estado de Pernambuco, formula a questão seguinte.

DECORAÇÃO DA LOJA DE MESTRE.


Gostaria que o Irmão me tirasse duas dúvidas a seguir:
1-    Consta em nosso Ritual de Mestre Maçom (GOIPE) que a Loja de Mestre Maçom deve ter as paredes forradas de preto e deve ser iluminada apenas por 09 velas ou lâmpadas. Um Irmão Mestre Instalado insiste em afirmar que este procedimento só é utilizado na Sessão Magna de Exaltação e que na Sessão econômica de Mestre as luzes devem ficar acesas. Em minha opinião devemos proceder como está no ritual. Este Irmão está certo em sua afirmação?
2-    2- Ainda sobre o Grau de Mestre Maçom, o Sinal de H\ deve ser feito levantando-se as mm\ e os oo\ p\ o céu dizendo "A\ S\ M\ D\", após o qual devemos deixar cair às mm\ sobre o av\. A dúvida é a seguinte: após levantar as mm\ e quando deixarmos cair sobre o av\ fazemos isso apenas uma vez ou batemos as mm\ no av\ 3 vezes.

CONSIDERAÇÕES.

Na primeira questão existem dois pontos para serem considerados:
O primeiro é que a decoração da Loja em Câmara do Meio é aquela prevista no Ritual. Em síntese não existem decorações diferenciadas para uma Loja de Terceiro Grau sendo ela Magna ou Econômica (ordinária), entretanto, como segundo ponto a ser observado, é que muitos rituais nas Sessões Econômicas (ordinárias) em Grau de Mestre têm adotado, por uma questão de conforto, sobretudo em momentos de leitura e escrita, que todas as luzes que iluminam o recinto se mantenham acesas – não só as litúrgicas.
Ainda em relação a essa questão, já que a mesma não está prevista no Ritual, a sua Obediência então poderia expedir uma normativa oficial através da Secretaria de Orientação Ritualística que previsse essa diferenciação no intuito de atender as necessidades conforme a característica da sessão (magna ou econômica).
A rigor, muitos rituais já preveem essa diferenciação, inclusive não só com relação à iluminação do ambiente, mas também com a retirada de utensílios e mobiliários que são usados apenas na teatralização prevista na Sessão Magna de Exaltação. Entretanto, sob o ponto de vista legal, essas adaptações só podem ser feitas se estiverem amparadas por um instrumento legal. Se nada nesse sentido existir, rigorosamente segue-se o previsto no ritual em vigência.
Quanto à segunda questão, a relativa ao Sinal de H\, bate-se uníssono com as duas mm\ sobre o av\ por três vezes. Como o Sinal de H\ se repete por três vezes, o número de pancadas uníssonas sobre o av\ ao final se iguala à da Bat\ do M\M\.


T.F.A.

PEDRO JUK

MARÇO/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário