quarta-feira, 22 de março de 2017

REGULARIDADE E CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON

Em 20/02/2017 o Respeitável Irmão Juvenal Cordeiro Barbosa, Loja Novo Tempo, nº 19, REAA, Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (COMAB), Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, pede informações.

REGULARIDADE E CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON


Agradeço sempre as suas prontas e boas orientações, o que nos estimula a novas perguntas, o meu e de outros irmãos é ampliar conhecimentos maçônicos:
1 - Observamos que em algumas passagens da cerimônia à posse de Venerável Mestre uma das perguntas ao Irmão a ser empossado é que solicitava o compromisso de seguir a Constituição de Anderson e a Constituição daquela Potencia. Fica estranho á uma Obediência que não tem ainda reconhecimento da mesma, solicitando a um Venerável Mestre que seguisse uma constituição que supostamente é de outra Obediência. Pode um irmão seguir duas constituições distintas?
2 - Temos observado que alguns irmãos comentam que aquela Potência é IRREGULAR, outros que não possui RECONHECIMENTO. Por não ter RECONHECIMENTO ainda ela é IRREGULAR?

CONSIDERAÇÕES.

Penso que não se pode confundir Constituição de uma Obediência atual com a Constituição de Anderson de 1.723 e 1.738.
No primeiro caso, no que se refere a reconhecimento de Obediência, essa é uma questão que envolve uma série de ponderações e questionamentos que demandam muita reflexão, assim eu, apesar de ter as minhas convicções, prefiro não me pronunciar a respeito, até porque é bem conhecida a minha posição de não discriminar nenhum dos meus Irmãos, sejam eles membros da COMAB (Grandes Orientes Independentes) ou da CMSB (Grandes Lojas Estaduais).
Penso ainda que ser ou não reconhecido é um aspecto subjetivo, pois em muitos casos eu tenho presenciado Irmãos que se dizem regulares pela sua Obediência, mas são completamente irregulares como maçons, levando-se em conta os seus comportamentos na sociedade.
Em se tratando da Constituição de Anderson, ela foi redigida primeiramente em 1.723 atendendo a necessidade da Primeira Grande Loja em Londres e posteriormente revista em 1.738. Mais tarde, em 1.813 com a união dos Antigos e os Modernos apareceria a Grande Loja Unida da Inglaterra. No que diz respeito a essa Constituição, além de um documento histórico fundamental, dado ao seu tempo de nascimento e a sua tradição, a mesma não se coaduna mais com a realidade maçônica atual, muito menos ser considerada como baliza ou instrumento legal do presente.
O que tem sido normal são recomendações para se observar os Landmarks da Ordem, mas não especificamente a Constituição de Anderson, mesmo que entre ambas até possam existir algumas relações. É oportuno salientar que Constituição de Anderson, Landmarks da Ordem e Old Charges não são elementos análogos.
Quanto à questão número dois, volto a repetir: reconhecimento e regularidade é assunto discutível e depende muito do ponto de vista de cada um, sobretudo se essa regularidade estiver condicionada ao reconhecimento. No mais cada um cumpre o que exaram os Diplomas Legais da sua Obediência.

T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário