segunda-feira, 13 de março de 2017

FLAMÍGERA OU FLAMEJANTE?

Em 10/01/2017 o Respeitável Irmão Ivan Luiz Emerim, Loja de Pesquisas Gênesis, REAA, GORGS - COMAB, Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, solicita o seguinte esclarecimento:

ESPADA E A ESTRELA. FLAMÍGERA OU FLAMEJANTE?


Como sempre, procuramos nos instruir com seus vastos conhecimentos da Arte Real e, por isso, vimos novamente pedir esclarecimentos.
Estamos observando que, seguidamente, Irmãos que postam seus trabalhos no JB News, ao abordarem assuntos em que fazem menção à Estrela Flamejante e a Espadada Flamígera, usam adjetiva-las de maneira (ao meu entender) inversa, pelo que justifico:
A Estrela deve ser Flamejante, pois, embora seja apenas representativa, não existente no firmamento, ela não deixa de ser uma Estrela. E como tal, sabe-se que as estrelas do firmamento possuem luz própria, suas matérias ardem emitindo luz e calor, ou seja, FLAMEJAM. Nosso Sol, por exemplo, é uma estrela. Em contrapartida os planetas somente refletem a luz que recebem das estrelas.
A Espada deve ser Flamígera, pois ela é fabricada pelo homem, de material duro (ferro, aço e outras ligas), cujo formato é ondulado em imitação à fictícia espada dos Arcanjos para representar que, em vez de lâmina, ela possuía uma espécie de tocha ou lança-chamas para subjugar os inimigos, ou seja, não possui luz própria porque ela não se queima, não arde, e com certeza necessita de outro artificio para assim proceder. Sua denominação neste sentido deve ser FLAMÍGERA, em imitação a uma alegoria.
Encontrei uma definição apropriada para a questão:
Espada Flamígera: Flamejante ou Flamígera? ...pode parecer a mesma coisa, mas há uma sutil diferença: Flamígero vem do latim flammigeruque que corresponde a flammiferu, que em português é Flamífero e que é o adjetivo daquilo que apresenta chamas. Já Flamejante é o adjetivo do que flameja, sendo flamejar um verbo intransitivo que traduz a ação de queimar, flamar, lançar chamas.
De tanto ver o uso das expressões Estrela Flamígera e Espada Flamejante, começo a ficar em dúvida sobre o que afirmei acima, talvez as expressões Flamejante e Flamígera podem ser consideradas sinônimos, idênticas ou terem o mesmo sentido, não sei. Por isto gostaria de seu esclarecimento a respeito.

CONSIDERAÇÕES.

Mano, vou deixar aqui as minhas ponderações sobre a questão, ou questões.
Veja, penso existir excesso de preciosismo nesse caso. Eu mesmo já me preocupei com esses termos, mas cheguei à conclusão que além de análogos sob o ponto de vista ritualístico, a essência dos fatos está na história e na representação de cada um desses símbolos maçônicos.
Tomando por base que a Estrela Hominal possui uma conotação de “luz intermediária” e a Espada com o seu raio ou chama é o símbolo do poder, vamos ao termo flamejante e flamígero, pelo que vou simplesmente reproduzir o que diz o saudoso Irmão José Castellani no seu Dicionário Etimológico Maçônico:
Flamante, ou Flamejante – Adjetivo (do latim: flamantes) designa o que expele chamas, o que é brilhante, resplandecente, ardente, abrasado. Em Maçonaria o termo mais usado é flamejante (variante de flamante), para a Estrela de Cinco Pontas (ou seis no Rito de York) e para a espada sinuosa usada para as sagrações de candidatos. A Estrela Flamejante (pentagonal, ou hexagonal) é assim chamada por ser resplandecente, brilhante, vistosa (...) e deve ficar no Templo entre o Sol e a Lua, ou mais precisamente, no meio-dia, ou coluna do Sul. Já a Espada Flamejante, como símbolo, tem duas interpretações diferentes para a sua origem. A interpretação clássica é bíblica e baseada na expulsão de Adão do Paraíso (Gênese, 3 – 24): E expulsou-o; e colocou ao oriente do (...). A Espada, entretanto, como símbolo do poder só pode ser empunhada por um Venerável Mestre em exercício, ou por outro Mestre Instalado. Graças a esse seu peculiar uso (...).
Flamígero – Adjetivo (do latim: flammigerus), é o mesmo que flamífero e designa o que traz, provoca ou gera chamas. O termo é também aplicado à Espada e à Estrela, em lugar de flamejante (Estrela Flamígera e Espada Flamígera). É preferível, todavia, o vocábulo flamejante, ou flamante, que traduz mais fielmente as características dos símbolos (a Estrela é resplandecente e a Espada expele chamas).
Dados esses apontamentos, o que me parece é que qualquer dos termos se adapta aos símbolos mencionados, embora muitos autores prefiram definir a Estrela como Flamejante e a Espada como Flamígera e outros vice-versa e outros ainda usem aleatoriamente qualquer um dos termos.
Na minha concepção qualquer dos vocábulos é perfeitamente compatível com os símbolos, pois mais importante que essas definições são os valores representativos emanados desses emblemas.


T.F.A.

PEDRO JUK


3 comentários:

  1. Excelente explicação que está na semântica das palavras Iao Pedro.
    Grato pela Luz que nos envia a.

    ResponderExcluir