sexta-feira, 10 de março de 2017

TRAJE, INDUMENTÁRIA E PARAMENTOS

RESPOSTA - MARÇO/2017
Em 21/12/2016 o Respeitável Irmão Dalmir Dias Laport, Loja Universitária Prof. José de Souza Herdy, 3.304, Rito Moderno ou Francês, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, solicita esclarecimentos.
TRAJE MAÇÔNICO E PARAMENTOS MAÇÔNICOS.
O Irmão poderia informar qual a diferença entre "indumentária maçônica", "traje maçônico" (principalmente quando a este se referem como "rigor maçônico") e "paramentos maçônicos"? Seria grato se pudesse me orientar neste sentido.
CONSIDERAÇÕES.
Indumentária - substantivo feminino; é a arte do vestuário. Classifica-se também como a história do vestuário em relação às épocas ou povo. É o traje, o indumento, o vestuário, nesse caso, aquele usado pelos maçons nas sessões maçônicas.
Traje - substantivo masculino; é a vestidura habitual. É o vestuário próprio que, no caso da Maçonaria, veste cada um dos seus membros de acordo com a legislação maçônica determinada pela Obediência. É o traje usado pelo maçom nas suas reuniões que, dependendo da situação, pode ser o vestuário chamado terno ou parelha, bem como, admitido em alguns ritos, também o balandrau negro e talar. Em se tratando do terno ou da parelha, compõe o traje a camisa branca, gravata preta e sapatos e meias pretas. A cor da gravata pode variar de acordo com o rito praticado. Admite-se também a cor azul escuro para ternos e parelhas. O traje a rigor (não deveria ser "rigor maçônico") é justamente o terno ou a parelha. Na verdade, por definição um traje a rigor masculino é a roupa de cerimônia que se usa à noite em reuniões de gala, bailes e banquetes e inclui casaca, smoking, dentre outros. Por extensão, o traje a rigor usado na Maçonaria é aquele previsto para as Sessões Magnas, tanto públicas como aquelas restritas somente aos maçons. Esclareça-se que o termo "terno" (três) é o traje composto por três peças de vestuário - o paletó, o colete e a calça. Já a parelha (par) é o traje composto por duas peças de vestuário - o paletó e a calça. Em alguns países latinos, como o Brasil, o uso do terno pela Maçonaria está diretamente ligado à Igreja e o traje de missa. Em outros pelo mundo é haurido dos costumes e tradições de cada país - não é universal o uso do terno ou da parelha preta na maçonaria - universal é o uso do avental.
Paramento - substantivo masculino; é dentre outros o enfeite, o ornato o atavio. Designa em arquitetura a face polida de uma pedra ou madeira destinada às construções. Menciona também que são as roupas pomposas com que os sacerdotes celebram as cerimônias do culto. Os maçons, tanto nos três graus simbólicos como nos altos graus, para os ritos que os possuem, devem estar revestidos com seus paramentos por sobre os seus trajes durante as sessões, não sendo permitido delas se participar sem que se esteja devidamente paramentado. Os principais paramentos pessoais de um maçom são: aventais, faixas ou fitões, colares, punhos, luvas, tiaras, chapéus.
T.F.A.
PEDRO JUK 

Um comentário:

  1. Muito bom o esclarecimentos era o que eu estava procurando saber.Forte abraço

    ResponderExcluir