quinta-feira, 30 de março de 2017

LEVANTAR OS CALCANHARES

Em 10/03/2017 o Respeitável Irmão Paulo Chagas, Mestre Maçom Instalado da Loja Visconde Mauá, REAA, Oriente de Porto Alegre, GORGS (COMAB), Estado do Rio Grande do Sul, formula a seguinte questão:

LEVANTAR OS CALCANHARES


Solicito orientação do motivo por que na Marcha do Mestre no momento de exclamação levantamos os calcanhares por três vezes, embora muitos anos de estudos não encontrei explicação plausível. Tenho orgulho do Irmão estar cumprindo tão bem a função de um Mestre que é dividir seus conhecimentos. Gostaria da resposta por e-mail.

CONSIDERAÇÕES.

Penso que a “exclamação” que o Irmão menciona seja o Sin\ de Adm\ oriundo do teatro lendário protagonizado na Exaltação do REAA\ quando o corpo de H\ é reconhecido pelo Rei que, admirado e entristecido faz por três vezes o gesto conhecido ao mesmo tempo em que profere as palavras exclamando: A\ S\ M\ D\!
Alguns rituais mencionam a efetivação do o Sin\ de Adm\ na sequência da Marcha do Mestre (antes da saudação às Luzes), enquanto que outros, nessa oportunidade, não o mencionam - embora corretamente ele também seja parte integrante do Cobridor do Grau.
Agora quanto a “levantar os calcanhares” (sic) na oportunidade em que se faz o Sin\ de Adm\ para mim é novidade. Obviamente que o Irmão não encontrará nenhuma explicação plausível sobre isso, simplesmente porque genuinamente no REAA ele não existe. Se essa prática estiver mencionada em algum ritual em vigência, cumpre-se incondicionalmente o escrito, entretanto explicar essa anomalia ritualística, talvez só mesmo por quem a tenha inventado e colocado no procedimento.
Ratifico que essas minhas considerações se pautam na tradição do REAA\, rito esse que, diga-se de passagem, não é propriedade desta ou daquela Obediência. Menciono isso antes que apareçam os “contestadores” a dizer que se está no ritual existe. Se nele existe poderemos até concordar, entretanto esse objeto de enxerto não denota verdade alguma e não se ampara em nenhuma explicação aceitável.





T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário