segunda-feira, 20 de março de 2017

SÍMBOLOS NOS PAINÉIS

Em 10/02/2017 o Respeitável Irmão José de Freitas Tolentino, Loja Fraternidade e Justiça de Gurupi, 1947, REAA, GOB-TO, Estado do Tocantins, formula as seguintes questões.

SIMBOLOGIA NOS PAINÉIS.


Mais uma vez recorro à sua sabedoria para sanar dúvidas:
- Descobri em pesquisa na internet que há vários modelos (desenhos) de painéis para o grau 1 (REAA). Em alguns desses encontramos uma figura retangular com um desenho muito parecido com o chamado "jogo da velha" (#), ou sustenido (#,música), na parte de cima, e na parte de baixo dentro desse mesmo retângulo, encontramos um X. O que representam?
- No painel do 2º grau temos sobre a coluna B um globo representando o planeta Terra, onde se nota, com destaque, os cinco continentes. Na coluna J, da mesma fora, temos também um globo, só que este é todo azul e salpicado de estrelas brancas. O que significam? 

CONSIDERAÇÕES.

No primeiro caso trata-se da representação da uma das três Joias Fixas da Loja - a Prancheta do Mestre. Como um todo ela representa o traçado da Obra executado pelo Mestre (instrução específica para a Câmara do Meio). Dos símbolos nela gravados, o primeiro menciona as paralelas cruzadas que é o símbolo do limitado e dos limites da liberdade. O segundo, no formato de um “xis” ou a Cruz do Santo André, simboliza o ilimitado que, diferente do primeiro caso onde se refere à materialidade humana, o “xis”, ou a cruz, representa o incognoscível, os limites desconhecidos do universo; menciona conhecimento e domínio do Criador. Ambas as figuras representadas juntas na Prancheta subentendem que o Mestre tem a capacidade de entender as diferenças entre o limitado e o ilimitado. De modo prático, as paralelas cruzadas e a Cruz de Santo André também representam a estrutura onde se constrói o alfabeto maçônico.
No segundo caso, os globos que encimam as Colunas no Segundo Grau, representam o mundo e o espaço celestial. Até certo modo eles são alegorias relativas ao orbe onde a humanidade constrói sob o firmamento que cobre as Oficinas espalhadas pela face da Terra (a Maçonaria é universal e o Universo é uma Oficina). Em síntese é o Planeta em que vivemos e o universo por onde se espalham os demais planetas e as estrelas – é a relação das Oficinas com o Cosmo. Essa alegoria dá à Loja de Companheiro a ideia de desprendimento da materialidade como condição para que num futuro próximo possa o Companheiro, por devido merecimento, ingressar na Câmara do Meio.
Sem usar do nocivo recurso da licenciosidade, na razão da Maçonaria, os símbolos falam por si.


T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário