segunda-feira, 20 de março de 2017

MAÇONARIA E ILUMINISMO

Em 08/02/2017 o Respeitável Irmão Rogério Vaz, sem mencionar o nome da Loja, Rito e Obediência, Oriente de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, solicita a seguinte informação:

MAÇONARIA E ILUMINISMO.

Seria a Maçonaria filha predileta do Iluminismo ou seria o Iluminismo broto predileto da Maçonaria? Ou nem uma coisa nem outra?

CONSIDERAÇÕES:

O movimento iluminista, também conhecido como o Século das Luzes abrangeu toda a Europa por quase todo o século XVIII, procurando mobilizar o poder da razão e do esclarecimento no intuito de reformar a sociedade oriunda da obscuridade do período medieval (a noite dos mil anos). Esse movimento também visava tornar o homem progressista e lutava contra o obscurantismo e a intolerância da Igreja e do Estado.
Apesar de abrangente por todo o solo europeu, o centro intelectual do Iluminismo foi mesmo na França, destacando personagens como Diderot, d’Alembert, Voltaire e Montesquieu.
Foi sob a égide iluminista que floresceu também a Moderna Maçonaria francesa, não como filha do Iluminismo, entretanto com inegável influência desse movimento que se coadunava perfeitamente com os propósitos do “esclarecimento” propostos pela Sublime Instituição.
Assim, quanto a sua questão, o movimento iluminista foi abrangente e de ampla atuação política e social na época, mas não ao ponto de ter sido o gerador da Maçonaria francesa. Do mesmo modo, não há como se pretender ser o Iluminismo uma criação maçônica.
É bem verdade que muitos dos seus ideais se confundem, todavia poderíamos dizer que embora muitos personagens iluministas tenham pertencido aos quadros da Ordem, nada nos autoriza mencionar que o Iluminismo é filho da Maçonaria, ou mesmo ter sido a Maçonaria filha do Iluminismo.
A Maçonaria, eclética por natureza, segue ao longo dos tempos esquadrinhando a sua própria história. Em cada latitude terrena onde ela possa porventura existir a Ordem se coaduna com as particularidades culturais e sociológicas dos agrupamentos humanos – essa é a sua principal característica e marca social.


T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário