quarta-feira, 29 de março de 2017

RITUALÍSTICA - REAA

Em 08/03/2017 o Respeitável Irmão Marcos Alberto de Paiva, Loja União e Trabalho VI, REAA, sem mencionar a Obediência, Oriente de Paulínia, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

RITUALÍSTICA – REAA.


Aproveitando teu profundo conhecimento, solicito que esclareça algumas questões.
a) Na saída e entrada do Oriente o Mestre deve fazer o sinal do grau e desfazê-lo pelo sinal penal e voltar ao sinal do grau? (Saudação Maçônica).
b) O que devo fazer para convencer minha Loja de que o lugar das Colunas B e J são no Atiro?
c) Minha Loja tem como tradição de ao orientar a entrada dos Irmãos o Mestre de Cerimônias chama pelos Irmãos. É correto?
d) Tivemos uma Sessão ordinária nos Três Graus. Pergunto que ao transformar a Loja de Companheiro para Mestre devemos usar os panos pretos?
e) Há Possibilidade de tua vinda em nossa região para nos dar uma palestra de ritualística?

CONSIDERAÇÕES.

a)    Se isso ocorresse o pobre do protagonista ficaria ali até o final da Sessão, já que não se pode andar com o Sinal composto, salvo na Marcha do Grau. Eu já expliquei inúmeras vezes que a orientação para voltar à Ordem está relacionada ao Telhamento no Cobridor do Grau quando o Mestre de Cerimônias ou o Venerável instruem alguém nos procedimentos, porém isso nada tem a ver com a saudação ao Venerável, embora as saudações em Loja sejam também feitas pelo Sinal – gestos iguais, mas objetivos diferentes.
De modo tradicional, o obreiro ao ingressar no Oriente em Loja aberta, saúda o Venerável pelo Sinal (desfazendo-o pela pena simbólica) e, sem voltar à Ordem, imediatamente prossegue no seu percurso. Do mesmo modo assim também se decorre quando da retirada do Oriente.
b)    Se sua Loja pertencer ao Grande Oriente do Brasil, é só cumprir o ritual em vigência, pois o mesmo corretamente indica a colocação das colunas vestibulares B e J no átrio, ou vestíbulo do Templo.
Não sei o que preconizam os rituais da Grande Loja Estadual ou os da COMAB, portanto vale mencionar que, certo ou errado, cumpre-se o ritual legalmente aprovado e em vigência. No caso da sua Loja pertencer ao GOB, não e o caso de “convencer o Quadro”, mais sim o de cumprir a Lei – se for o caso, o Orador como fiscal da Lei deve, por dever de ofício, fazer cumprir o que está escrito – descumprimento do ritual é atitude delituosa.
Em se mencionando a tradição do simbolismo do Rito Escocês, genuinamente as Colunas Vestibulares deveriam permanecer no vestíbulo (daí o nome vestibular), portanto ambas devem ladear a porta de entrada no átrio, tal como se apresentam alegoricamente mencionadas no Livro de Reis ou em Crônicas e Paralipomenos na Bíblia. Antes que os palpiteiros se arvorem a falar sandices, lembro que para se entrar no edifício, enxergamos o prédio primeiro pelo lado de fora – primeiro a garrafa, depois a rolha.
c)     Não é procedimento necessário, senão seguir a ordem de entrada prevista no ritual (no caso do GOB). Em se seguindo essa ordenação, nada impede que o Mestre de Cerimônias mencione os nomes, mas repito: não é necessário fazer chamada individual. Eu diria inclusive, que isso só serve mesmo é para retardar o início dos trabalhos.
d)    Por transformação de Loja não, pois isso seria excesso de preciosismo. Geralmente a decoração completa da Câmara do Meio se faz quando a Sessão é integralmente realizada no Terceiro Grau.
e)    Sem dúvida, mas isso se tratará a parte.
Antes de dar por concluído eu gostaria de insistir para que quando me forem remetidas questões, é primordial que seja informado além do nome do consulente, da sua Loja, do rito, do Oriente (cidade) e do Estado da Federação, também seja mencionado o nome da Obediência, já que dependendo das questões, as mesmas devem ser respondidas conforme o ritual em vigência na Obediência, pois é sabido que, entre os seus rituais do mesmo rito, principalmente aqui no Brasil, existem várias diferenças de procedimentos. A não observação desse particular, nem sempre dá a resposta uma conclusão satisfatória. Devo mencionar ainda que pela imensa quantidade de correspondentes para comigo, me é humanamente impossível decorar todas essas características individualmente, assim, a cada consulta enviada, rogo, por favor, que seja observada essa orientação me enviando todos os dados possíveis.


T.F.A.

PEDRO JUK

MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário