sexta-feira, 10 de março de 2017

INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL - POSTURA COM A ESPADA

RESPOSTA - MARÇO/2017 
Em 06/12/2016 o Respeitável Irmão Fernando Américo Guimarães, Loja Estrela de Luziânia, 1.644, REAA, Grande Oriente do Estado de Goiás - GOB, Oriente de Luziânia, Estado de Goiás, formula a seguinte questão:
INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL.
Tenho dúvida na questão em que depois de formada a guarda de honra para receber o Pavilhão Nacional. Estando os treze irmãos da maneira de costume quanto vai começar a tocar o Hino Nacional o Venerável Mestre dá o comando de "perfilados". Todos os Irmãos presentes desfazem o sinal. Pergunto: os treze Irmãos dessa guarda de honra devem também o fazer? Ou colocar o braço em que leva a espada na diagonal em direção ao solo? Passei por essa situação e foquei na dúvida e quero fazer o correto na próxima vez.
CONSIDERAÇÕES
A Comissão de Recepção (13 Mestres) e a Guarda de Honra (Mestres), nessa oportunidade colocam as espadas em ombro-arma, isto é: empunhando-a pela mão direita com a lâmina na vertical apontada para cima tendo o pulso junto ao quadril direito com o braço, antebraço e cotovelo afastado do tronco. A postura é também conhecida como "espada à Ordem", embora esse não seja um termo muito correto.
Lembro que nessa postura os protagonistas terão os seus pés unidos formando uma esquadria pela união dos calcanhares e o corpo ereto.
Em se tratando da Comissão de Recepção cada integrante ainda terá na sua mão esquerda e pelo lado esquerdo do corpo uma estrela que vai empunhada e com o respectivo braço na vertical junto ao tronco formando com o antebraço na horizontal uma esquadria direcionada para frente.
Quanto à postura de apresentar armas (em continência), que é o gesto de manter a espada empunhada pela mão direita com o braço e antebraço esticado em direção ao solo (com a ponta a 15 cm do piso), diagonalmente em relação ao lado direito do tronco, ela somente se dará quando da passagem em deslocamento da Bandeira.
Assim, durante o canto do Hino Nacional as espadas ficam em ombro-arma. Com o Pavilhão em deslocamento após o canto do Hino, as espadas serão apresentadas em continência.
T.F.A.
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário