sexta-feira, 10 de março de 2017

CATEGORIAS DOS GRAUS NO REAA

RESPOSTA - MARÇO/2017
Em 28/12/2016 o Respeitável Irmão Clerson Reis, Loja Mensageiros da Luz, 3200, REAA, GOB-TO, e Loja de Perfeição D. Pedro I, nº 3, Oriente de Palmas, Estado do Tocantins, formula a questão 
CATEGORIAS DOS GRAUS NO REAA.
Tenho várias vezes encontrado em trabalhos dos graus filosóficos, especialmente os da Loja de Perfeição que tal grau pertence à Classe dos Graus Israelitas ou Bíblicos, a quarta categoria. Fica bastante claro, (inclusive você esclareceu -http://iblanchier3.blogspot.com.br/2015/06/reaa-porque-graus-israelitas.html) que essa categoria se refere à lenda dos graus que é israelita e originada na bíblia. Até aí tudo bem, mas o que eu quero perguntar é:
"Se os graus bíblicos pertencem à QUARTA CATEGORIA, quais seriam as outras categorias?"
Agradeço a atenção e generosidade em esclarecer.
CONSIDERAÇÕES
Essas categorias acompanham os grupos a que pertencem na subdivisão dos trinta e três graus. Assim, em termos de REAA, a primeira categoria estaria associada ao primeiro grupo constituído pelos três primeiros Graus (Simbolismo). A segunda, associada ao grupo das Lojas de Perfeição constituídas desde o 4º até o 14º Grau; a terceira associada ao grupo das Lojas Capitulares, ou Capítulos compostos pelo 15º até o 18º Grau; a quarta categoria associada ao grupo do Conselho de Kadosh formado pelo 19º até o 30º Grau. Não existe essa associação no quinto grupo denominado Consistório que vai do 31º até 32º grau, enquanto que o 33º por ser único constitui-se no Supremo Conselho.
Na verdade essa divisão por "categorias" se dá para separar por classes os Graus que sofrem a influência israelita-bíblica. Isso porque nessa escola existem também dos graus Templários. Assim, essas categorias são agrupadas devidas a própria influência hebraica que caracteriza boa parte do Rito Escocês Antigo e Aceito, desde os Graus Simbólicos, com a Lenda do Terceiro Grau e os seus derivados, até o Conselho de Kadosh.
Devido a esse pormenor é que existem as quatro categorias - a primeira no Simbolismo, a segunda na Perfeição, a terceira no Capítulo e a quarta no Kadosh.
Faz-se oportuno salientar que a divisão em até quatro categorias só se dá para os Graus israelita-bíblicos (não confundir com grupos). Houve por bem se fazer essa divisão devido aos períodos históricos da civilização hebraica relativos às alegorias e lendas maçônicas a que se referem esses Graus - desde a construção do primeiro Templo (compreensão da matéria) até a Jerusalém Celeste (compreensão do Cosmos).
T.F.A.
PEDRO JUK  -  jukirm@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário