sexta-feira, 10 de março de 2017

CHAPÉU

RESPOSTA - FEVEREIRO/2017
Em 01/12/2016 o Respeitável Irmão Marcelo Souza Pedro, Loja Amor e Justiça, 7, REAA, Grande Loja do Estado do Mato Grosso do Sul, Oriente de Coxim, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita esclarecimentos para o seguinte:
CHAPÉU
A grande duvida da Loja é sobre o ritual 3º grau (Mestre Maçom) REAA, quando da abertura dos trabalhos após o 2º Diácono se postar ao Sul do Altar dos Juramentos o Venerável Mestre invoca o GADU para proceder à abertura dos trabalhos (todos se descobrem conforme o ritual), feito isso o Mestre de Cerimonias convida o Venerável estre mais moderno para formar o palio. DUVIDA: o Mestre de Cerimonias e o Venerável Mestre mais moderno irão descobertos ou só se descobrem após a formação do palio.
CONSIDERAÇÕES.
O uso do chapéu é tradicional no REAA\, embora as instruções e rituais deixem muito a desejar quando mencionam essa cobertura da cabeça.
Na questão do uso do chapéu durante a abertura da Loja, geralmente em sinal de respeito ao momento em que as Luzes Emblemáticas serão expostas sobre o Altar e a correspondente leitura de abertura, os Irmãos devem permanecer descobertos (sem o chapéu) até o término específico dessa liturgia - geralmente quando todos sentam imediatamente após a abertura da Loja voltam a se cobrir.
Para o bom desenvolvimento da ritualística os Irmãos que se deslocam por dever de ofício nesse momento, deixam os seus respectivos chapéus nos seus lugares em Loja.
De retorno ao seu lugar após o cumprimento da missão litúrgica, ao tomarem assento, cobrem-se novamente.
Observação - como geralmente essas questões são publicadas no intuído de ajudar a esclarecer questões ritualísticas, lembro que a alusão aos Diáconos e a formação de pálio citados na questão pelo consulente se referem aos Rituais da Sereníssima Grande Loja. Sem discutir o certo e o errado, lembro que existem diferenças entre os rituais das Obediências brasileiras.
T.F.A.
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário