domingo, 26 de março de 2017

USO DO MALHETE

Em 05/03/2017 o Irmão Rubem Carvalho Maia, Loja União Planaltinense, 3854, REAA, GOB-DF, Oriente de Planaltina, Brasília, DF, solicita esclarecimento para a dúvida seguinte através do meu blog: http://pedro-juk.webnode.com/

USO DO MALHETE.


Estou no grau de Aprendiz e pretendo fazer um trabalho sobre o uso do Malhete. Surgiu-me um questionamento:
Tanto do início quanto ao final dos trabalhos o Venerável e os Vigilantes batem o Malhete por 03 vezes totalizando 09 batidas cadenciadas e harmônicas. Qual o sentido dessas batidas harmônicas e o porquê disso?
Se tiver algum material de consulta também agradeço irmandade.

CONSIDERAÇÃO.

As pancadas por ocasião da abertura e encerramento correspondem à bateria do Grau, nesse caso a do Aprendiz. Ritualisticamente ela é dada no Oriente, no extremo do Ocidente e ao Meio-Dia por cada uma das Luzes da Loja, ou as Luzes Menores que são os dirigentes do canteiro.
Quanto à totalidade do número das percussões, a questão aqui não é a soma das percussões emitidas pelas Luzes, mas o seu número de pancadas percutidas por cada titular do malhete.
Em Loja de Aprendiz, o grupo de três pancadas significa a unidade ternária (objeto de estudo do primeiro grau) e corresponde a sua idade simbólica - T\ AA\.
No que diz respeito ao ritmo e intensidade das percussões, esses nada mais são do que atitude para dar uniformidade (harmonia) a essa prática ritualística.
Desafortunadamente muitos tratadistas tendenciosos ainda insistem em ver nas percussões dos malhetes motivos para manifestações de ocultismo e outras coisas do gênero. Ora, isso é mera bobagem perpetrada por quem ainda não aprendeu que a Maçonaria não é palco para proselitismos e revelações de credos pessoais.
Se despindo dessas especulações, o malhete é um pequeno malho, geralmente de madeira, do qual se sevem os Veneráveis das Lojas para a direção dos trabalhos maçônicos. Utilizados tanto pelo Venerável como pelos Vigilantes, eles servem tanto para chamar a atenção para um comunicado (um golpe de malhete), quanto para dar as baterias simbólicas pertinentes aos Graus de trabalhos da Loja.
Figuradamente, o malhete é o símbolo da autoridade, daí a sua relação com o Venerável e os Vigilantes atendendo a um Landmark imemorial da Ordem – uma Loja será sempre dirigida por três Luzes.


T.F.A.

PEDRO JUK



MARÇO/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário