quinta-feira, 30 de março de 2017

SUBSTITUIÇÃO E JOIA

Em 08/03/2017 o Respeitável Irmão Danilo Rezende Lopes, Loja Oito de Maio, 3.927, REAA, GOB-PR, Oriente de Ubiratã, Estado do Paraná, formula a seguinte pergunta.

SUBSTITUIÇÃO E JÓIA


Peço sua ajuda para esclarecer se quando o Primeiro Vigilante substitui o Venerável Mestre em Sessão Ritualística, deve usar a Joia do Cargo (Esquadro), sem usar os paramentos (Punho e Avental de Mestre Instalado) ou deverá portar a Joia e paramentos de Primeiro Vigilante.

CONSIDERAÇÕES.

Basta que o substituto use a joia, já que a substituição é apenas temporária pela ausência do titular. As joias correspondem aos cargos e os seus respectivos lugares, portanto quem ocupa o cargo usa a insígnia correspondente.
O que não entra nessa classificação é o avental, pois ele é específico do Mestre Maçom que passou pela cerimônia de instalação. Os punhos são geralmente usados apenas pelo Venerável Mestre no exercício da sua função. No caso do cargo estar preenchido precariamente pelo Primeiro Vigilante não é necessário o seu uso.
Lembro que nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, havendo ausência do titular, conforme previsto no GOB, somente assume um Mestre Maçom portador do título honorífico de Instalado da Loja, preferencialmente o mais recente. Nunca é demais mencionar que Mestre Instalado não é Grau.
Às vezes, procedimentos simples e singelos acabam se tornando um verdadeiro “abacaxi” para ser resolvido, isso porque não raras vezes surgem adaptações e enxertos que acabam se tornando Lei. Como não bastasse o enxerto do Mestre Instalado no REAA, o que não é original nessa vertente de Maçonaria, inventaram também paramentos diferenciados para os Vigilantes (avental e punhos). Nada disso é original no Rito em questão, entretanto viraram procedimentos legais por fazerem parte do ritual.
Para que não haja esse troca-troca de paramentos, em havendo preenchimento por ausência, o substituto usa a joia do titular.


T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário