sexta-feira, 10 de março de 2017

COM A PALAVRA ENTRE COLUNAS

RESPOSTA - MARÇO DE 2017
Em 11/12/2016 o Respeitável Irmão Leonardo Pavani, Loja Perseverança e Fidelidade, 2.968, REAA, GOB-SC, Oriente de Araranguá, Estado de Santa Catarina, formula a questão abaixo.
COM A PALAVRA ENTRE COLUNAS.
Sei dos seus afazeres e as várias respostas que deves estar formulando. Vou lhe questionar mais uma vez, porém, não há necessidade de publicação desta resposta. Quando um Irmão se posiciona "entre colunas" para apresentação de uma prancha, este faz a saudação as 3 Luzes, neste momento da saudação, é necessário que a cada saudação, pronuncie o "nome" de cada "Luz"? Por exemplo: Faz a saudação, pronuncia: V.'. M.'., faz a saudação, pronuncia: "Irmão 1º Vig.'.", faz a saudação, pronuncia: "Irmão 2º Vig.'.", ou apenas, faz-se a saudação?
CONSIDERAÇÕES.
Eu já escrevi bastante sobre isso. O que tem causado mistifório é o fato de que nem sempre quem estiver compondo um Sinal esteja propriamente saudando alguém, já que em Maçonaria a saudação sempre é feita pelo Sinal Penal do Grau.
No caso do uso da palavra, entre Colunas ou nas Colunas, ou ainda no Oriente em alguns casos, quando alguém é autorizado a falar, pela regra ele fala em pé, portanto à Ordem (isso não é saudação).
No momento do uso da palavra existe o protocolo de que o Obreiro inicia a fala mencionando as Luzes da Loja, autoridades (como um todo) e os demais (como um todo). Entretanto isso não é saudação pelo Sinal, é apenas um protocolo consuetudinário adotado por alguns ritos. Assim, terminada a fala, antes de tomar assento novamente, o protagonista desfaz o Sinal pela pena simbólica. Isso também não é saudação, é regra.
Ao fazer o uso da palavra ninguém faz saudações individuais como à mencionada na sua questão. Quem usar dessa prática estará simplesmente cometendo um equívoco.
Reforçando as minhas ponderações, no caso do GOB, está o ritual que é claro quando prevê que saudações em Loja somente são feitas ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente ou às Luzes quando da entrada em Loja aberta (logo após a Marcha) ou saída definitiva antes do encerramento (não considerar as entradas e saídas formais das autoridades ou detentores de títulos de recompensa previstos no RGF).
Concluindo minhas considerações ratifico que no momento de usar a palavra o protagonista fica à Ordem, se dirige à assembleia mencionando as Luzes e os demais presentes na forma de costume sem desfazer o Sinal em nenhuma hipótese. A seguir faz o seu pronunciamento e, ao encerrá-lo, desfaz o Sinal antes de tomar assento. Lembro que em se tratando de se estar à Ordem, subentende-se que o Sinal já estará composto. Enfim, não existe a prática de se fazer Sinal individualmente a cada uma das Luzes ao mencioná-las protocolarmente.
T.F.A.
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário