quinta-feira, 23 de março de 2017

TRANSMISSÃO DA PALAVRA 10

Em 03/03/2017 o Respeitável Irmão Teodoro Robens Freitas Silveira, Loja Apóstolos da Galileia, 2412, REAA, GOB-MG, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento:

TRANSMISSÃO DA PALAVRA


No Ritual pág. 49 - "O 1º Diác\ sobe os degraus do Trono, pelo norte, com passos normais e coloca-se em frente ao Ven\ Mestre".
- Normalmente o Ven\ Mestre vira para o seu lado direito e transmite a Pal\ Sagr\ pois é mais cômodo do que se esticar para transmiti-la de frente do Altar. Desta forma o Diác\ estará também do lado Norte.
Pergunto: - Está certo este procedimento ou o Diác\ obrigatoriamente, teria que posicionar em frente ao Altar de forma que o Ven\ não precisasse se deslocar para o lado direito?

CONSIDERAÇÕES.

O Diácono sobe pelo Norte e ali se detém. Ato seguido o Venerável volta-se para o lado Norte (lado correspondente ao seu ombro direito) e ambos ficam frente a frente para a transmissão.
Infelizmente o explicativo do ritual não está muito claro e carece ser mais bem elucidado.
Sem querer sair em defesa do texto ritualístico, mas é certo que alguns ficam a procurar pêlo em ovo, pois obviamente também não está escrito para que o Diácono abeirando-se do Altar se desloque para a sua frente. Ademais não faz sentido algum que os protagonistas no momento da transmissão da palavra tenham incomodamente entre eles o Altar (mesa) com um candelabro de três braços que, muitas vezes, sem nele usar lâmpadas elétricas, ainda adota o uso de vela(s) acesa(s) – imagine isso no encerramento.

T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário