sexta-feira, 10 de março de 2017

PAVILHÃO NACIONAL E COR DA GRAVATA

RESPOSTA EM FEV/2017 
Em 29/11/2016 o Respeitável Irmão Juvenal Cordeiro Barbosa, Loja Novo Tempo, 19, sem mencionar o nome do Rito, Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (COMAB), Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita esclarecimentos para o seguinte: 
PAVILHÃO NACIONAL E COR DA GRAVATA.
Se possível for, solicito orientação sobre duas perguntas que abaixo segue:  
1 - Por ocasião da recepção do Pavilhão Nacional é formada uma comissão de treze membros, o porquê do numero treze?
2 - O porquê Rito como Brasileiro, Adonhiramita, utilizam gravatas que não do tradicional o preto.
CONSIDERAÇÕES.
1  - O número de 13 Irmãos na Comissão se resume na sua maior quantidade de participantes para receber a maior autoridade em Loja que é o Pavilhão Nacional.
Não existe nenhum motivo especial pela adoção do número treze, já que a maior quantidade dos portadores de título e autoridades que merecem recepção é simplesmente igual a treze. Entretanto há um aspecto para ser considerado quanto a ser sempre um número ímpar (embora até já tenham inventado um número par de integrantes), isso porque as duas fileiras da Comissão que ocupam o Norte e o Sul da Loja para receber a Bandeira têm, no caso do Pavilhão os seus integrantes, além das espadas, a portarem também estrelas, cuja origem dessa prática está em um passado distante e era o ato de alumiar o caminho de acesso aos Irmãos nos recintos apropriados para o trabalho - à época não existiam lâmpadas alimentadas por energia elétrica. Nesse sentido as estrelas relembram os archotes e os tocheiros que iluminavam o caminho.
Com o advento da Moderna Maçonaria e o seu contingente doutrinário especulativo fez com que as Lojas e seus respectivos Templos na maioria dos Ritos representassem simbolicamente um canteiro de obras especulativo sobre um segmento do solo terrestre situado sobre o equador, o que daria ao recinto orientação Norte, Sul, Oriente e Ocidente.
Nesse particular, associado à doutrina iniciática, a representação do deslocamento do Sol para o Sul na sua eclíptica, o topo do Norte (mais distante do equador imaginário) do Canteiro, ou a Loja, assume a conotação de ser o lado mais escuro.
Como a Maçonaria floresceu e se solidificou primeiro no Hemisfério Norte da Terra, leva-se sempre em consideração de que o ponto de vista de observação do deslocamento imaginário do Sol na sua eclíptica é sempre a partir do Hemisfério Norte. É devido a esse conjunto alegórico que o deslocamento do Sol no solstício de inverno se dá em direção ao Sul fazendo que simbolicamente a Coluna do Sul seja mais iluminada do que a do Norte.
Foi com base nessa alegoria que a Comissão de Treze Membros dividida em duas colunas teve o seu número maior de integrantes posicionados ao Norte, ou seja, com sete integrantes. Isso porque o Norte (mais escuro) careça de mais iluminação, daí as sete estrelas, empunhadas pelos sete integrantes, alegoricamente iluminem mais a banda setentrional do recinto, ficando os outros seis (menor número) ao Sul por possuir maior iluminação (Meio-Dia).
Devida essa representação da Natureza é que, dentre outros, instituiu-se também o número ímpar para a Comissão de Recepção com maior número de integrantes a Norte. A partir desse número de componentes da Comissão é que vai se reduzindo o seu número (sempre ímpar) de componentes conforme exige o protocolo de recepção das Obediências.
Cabe mencionar que a iluminação simbólica com estrelas só existe na Comissão de Treze Membros (Pavilhão Nacional), já que na redução de integrantes para receber outras autoridades ou portadores de título de recompensa, as respectivas Comissões de Recepção não portam estrelas, entretanto executam a abóbada de aço.
2 - Quanto à cor das gravatas, ela é particular aos Ritos que compõem a Maçonaria. Não existe nada de tão significativo para o caso, senão quando da fundação dos Ritos, os modelos e cores foram adotados na indumentária. Menciono isso sob o ponto de vista autêntico, porém não me surpreenderia encontrar algumas ilações e fantasias sobre o tema.
Acredito que deva até existir uma justificativa plausível para a cor grená da gravata do Rito Brasileiro e a branca para o Rito Adonhiramita, cujas explicações, se existirem, devem fazer parte documental dos seus nascimentos - eu não as possuo no momento.
A propósito, cor tradicional do traje na Maçonaria e um caso bastante discutível, já que esses princípios não são unânimes na universalidade da Ordem. Unanimidade mesmo é o Avental. Agora terno e parelha pretos, gravatas pretas, etc., embora muito sedutores e sugestivos para alguns, está muito longe de ser regra universal.
T.F.A.
PEDRO JUK     jukirm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário