terça-feira, 21 de março de 2017

SAUDAÇÃO NO USO DA PALAVRA

Em 16.02.2017 o Respeitável Irmão Ademar Hehnes Gardini, Loja Vicente Neiva, 22, Grande Oriente Paulista (COMAB), REAA, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, pede a seguinte informação:

SAUDAÇÃO NO USO DA PALAVRA


Agradeceria esclarecimento para a seguinte dúvida:
Em Sessão Econômica, estando o Irmão Mestre Maçom em uma das Colunas, sentado, e o Venerável Mestre fazendo uma determinada pergunta, diretamente ao Irmão, este ao responder, após se levantar e saudar o Venerável, tem também que saudar os Irmãos, 1º e 2º Vigilantes e demais Irmãos da Loja?

CONSIDERAÇÕES.

Vamos por etapa. Em primeiro lugar o ato de alguém estar à Ordem, não significa necessariamente estar saudando outrem, embora qualquer saudação em Loja seja sempre feita pelo Sinal. Um Obreiro ao fazer o uso da palavra, no Rito em questão, primeiro deve ficar à Ordem, segundo, de modo protocolar, sem desfazer o Sinal, se dirige às Luzes mencionando-as e, em seguida faz o uso da palavra. Ao final da sua fala, antes de sentar, desfaz o Sinal pela pena simbólica e senta. Isso não é saudação.
Saudação em Loja se faz pelo Sinal, cujo gesto primeiro é o de compô-lo e imediatamente desfazê-lo em seguida pela pena simbólica (ação individual). Um exemplo de saudação é aquela feita a cada Luz da Loja (Venerável e os Vigilantes) após a Marcha do Grau. Outro exemplo é o de quando se ingressa ou se sai do Oriente - nessa oportunidade é comum se saudar o Venerável Mestre, ou o Delta conforme preconizam alguns rituais, etc.
Assim, quando do procedimento protocolar de se dirigir a alguém ao se usar a palavra em Loja não significa estar se saudando esse alguém, senão apenas seguir a praxe conforme a situação. Estar à Ordem nessa ocasião nada mais é do que o cumprimento de uma regra que preconiza a composição do Sinal ao se estar em pé e, antes de tomar assento novamente, desfaz-se o Sinal na forma de costume (ninguém fica à Ordem se estiver sentado).
Quanto à sua questão especificamente, se o Venerável interpelar alguém diretamente, não há necessidade desse alguém mencionar, ou se dirigir aos demais antes de responder, até porque na oportunidade o diálogo ocorre entre dois protagonistas apenas – um pergunta e o outro responde.


T.F.A.

PEDRO JUK


MARÇO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário