sábado, 11 de março de 2017

PAPA MAÇOM?

Em 02/01/2017 o Respeitável Irmão Thiers Antonio Penalva Ribeiro, Loja Antônio Lafetá Rebelo, REAA, COMAB, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento.

PAPA MAÇOM

Meu Irmão, Há anos li que o Papa Pio IX (Giovani Ferreti Mastai) foi maçom. Depois li um artigo do Irmão José Castellani dizendo que foi um quase homônimo do Giovani Ferreti Mastai é que foi maçom. Procurei esse artigo do José Castellani, mas não encontrei.
Pergunto ao Irmão: O que você pode me esclarecer sobre esse assunto que está na Internet, dizendo que o papa foi iniciado na Loja Maçônica Eterna Cadena, filiada à Grande Loja de Palermo na Itália? Estou afirmando para os Irmãos de minha Loja que ele não foi maçom.

CONSIDERAÇÕES.

Papa Pio IX, (Giovanni Maria Mastai-Ferretti) nascido em Senigália (na Itália) em 13 de maio de 1.792, foi Papa durante 31 anos. É considerado o pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi beatificado em 3 de setembro de 2.000 pelo Papa João Paulo II.
Segundo historiados, apesar de ser considerado no início como um Papa liberal, o seu pontificado passou a ser norteado pelo conservadorismo. Pio IX iniciou uma campanha contra o que chamou de falso liberalismo. Na encíclicaQuanta Curade 8 de dezembro de 1.864, condenou dezesseis proposições que contrariavam a visão católica na época. Esta encíclica foi acompanhada pelo famoso Syllabus Errorum, que condenava as ideologias do panteísmo, naturalismo, racionalismo, indiferentismo, socialismo, comunismo, Franco-maçonaria, judaísmo, Igrejas dadas como Cristãs a tentar explicar a Bíblia e várias outras formas de liberalismo religioso tido por incompatíveis com a religião católica.
Por esse pequeno resumo biográfico, imaginá-lo maçom nada mais é do que ufanismo de alguns Irmãos que, sem base acadêmica, se arvoram a sair por aí afirmando esses equívocos. Lembro que alguns autores autênticos, talvez como o Castellani, já tenham esclarecido que não se tratava da mesma pessoa. Se existiu um homônimo dele eu não posso afirmar, porém tenho a convicção que o Papa nunca foi iniciado na Maçonaria, para tal basta se verificar a posição da Igreja Católica no que diz respeito à Sublime Instituição, sobretudo naqueles tempos, reforçada ainda pelas próprias condenações do Papa contra posições que contrariavam a visão religiosa de Roma, entre elas a da Maçonaria.
Se esses disseminadores de boatos se dessem ao trabalho de se debruçar sobre os estudos da verdadeira história, certamente “pérolas desse tipo” não estariam por aí ocupando espaço com afirmativas temerárias, poluindo a cultura.
O que eu acho engraçado é que vira e mexe alguns, sem o mínimo critério, ficam a remover esses entulhos da falsidade que em nada engrandecem a nossa Ordem.

T.F.A.


PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com/

MARÇO/2017.

Um comentário:

  1. Tem uma obra do bispo franciscano Boaventura Kloppenburg, "Igreja e Maçonaria", que esclarece esse problema. Houve a confusão entre Giovanni Maria Mastai-Ferretti (o Papa) e o maçom Giovanni Ferretti Mastai.

    ResponderExcluir