quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ACOMPANHANDO A CIRCULAÇÃO DA BOLSA


Em 22/08/2019 o Respeitável Irmão Marcio Teixeira Costa, Loja Luzes de Iguabinha, 3.073, REAA, GOB-RJ, Oriente de Araruama, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:

ACOMPANHANDO A CIRCULAÇÃO DA BOLSA


Pode um Aprendiz ou um Companheiro, a título de instrução, fazer a coleta portando o Saco de Propostas e Informações ou o Saco para o Tronco de Beneficência acompanhado pelo respectivo Mestre ocupante do cargo?
Recentemente, em visita a uma Loja, observei que o Aprendiz fez a circulação do Saco de Propostas e Informações acompanhado pelo Mestre de Cerimônias.

CONSIDERAÇÕES.

Absolutamente não! Nem por aprendizado, pois o trajeto prevê ingresso no Oriente da Loja.
Iniciaticamente, nem Aprendizes e nem Companheiros têm acesso ao Oriente em Loja aberta. Nele só ingressam Mestres – aqueles que alcançaram a plenitude maçônica. Assim, é inconcebível levar "junto" um Aprendiz ou um Companheiro como acompanhante no trajeto da circulação da Bolsa.
É mesmo inacreditável que cheguem a inventar esse tipo de procedimento. Ora, tanto Aprendizes como Companheiros podem perfeitamente aprender, se esse for o caso, observando o percurso do seu lugar, ou mesmo lendo o ritual, agora, acompanhar o oficial no trajeto, nunca.
Dada à questão iniciática, alegoricamente cada grau simbólico sugere ser um ciclo da vida, devendo assim o iniciado percorrer a jornada conforme a sua etapa. A não observação desse conceito doutrinário simplesmente elimina a liturgia do grau. Nesse sentido, pelo que parece, alguns realmente ainda não sabem o que estão fazendo em Loja.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário