sexta-feira, 8 de novembro de 2019

TRANSFORMAÇÃO DE LOJA - SITUAÇÕES EM QUE ELA OCORRE


O Respeitável Irmão Tacachi Iquejiri, Loja 11 de Outubro, 2.081, REAA, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a questão seguinte:

TRANSFORMAÇÃO DE LOJA – GRAU 1 PARA GRAU 2


No ritual do Grau 2 do REAA, página 22, item 1.6 - Da transformação da Loja de Aprendiz em Loja de Companheiro. Inicia-se dessa forma: "Trabalhando a Loja no Grau de Aprendiz e, se houver necessidade de transformá-la em Grau de Companheiro, para tratar de assunto pertinente a este Grau, procede-se da seguinte forma - na Ordem do Dia."
Em seu S. O. R. regularizado pelo Decreto n. 1.784, de 08 de outubro de 2019, tratou do assunto nos itens 20 a 23. Porém, permaneceu a dúvida: A transformação só poderá ocorrer na Ordem do dia do Grau Aprendiz? Mesmo o assunto a tratar não se enquadre nesse tempo? Isto é, o assunto do Grau 2 for, por exemplo, de instrução do grau?

CONSIDERAÇÕES.

No tocante à transformação da Loja de Aprendiz para a de Companheiro na Ordem do Dia, conforme menciona o explicativo na página 22 do Ritual do Segundo Grau, é porque essa transformação se dá apenas para cumprir o Artigo 35, §1º do RGF, cujo diploma trata de procedimentos para o aumento de salário.
Nesse sentido, o explicativo menciona a expressão "na Ordem do Dia" porque depois de transformada a Loja, nela haverá votação para a conclusão do processo de aumento de salário. Nesse caso, por existir votação, a transformação ocorrerá apenas na Ordem do Dia.
Entretanto, não é só essa a condição para se transformar a Loja noutro grau. A critério do Venerável Mestre, se ele tiver outras razões para transformar da Loja, ele assim o faz. Um exemplo disso é no Tempo de Estudos quando um Companheiro precise receber uma instrução, ou mesmo apresentar uma Peça de Arquitetura. Estando a Loja trabalhando no Grau de Aprendiz, transforma-se a Loja, o trabalho é apresentado, ou a instrução ministrada, e em seguida retornam-se os trabalhos para o Primeiro Grau. Isso tudo ocorre no Período de Instrução e não necessariamente na Ordem do Dia.
Concluindo, se a transformação for necessária por processos que demandem votação, a transformação da Loja se dará na Ordem do Dia, caso contrário, sem a necessidade de votação, a transformação da Loja poderá se dar no Período de Instrução ou até mesmo na Palavra a Bem da Ordem. Logo colocarei essa informação mais clara no S. O. R.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário