sexta-feira, 29 de novembro de 2019

ANÚNCIO DO PRODUTO DO TRONCO


Em 22/08/2019 o Respeitável Irmão Roberto Natulini Filho, Loja Miguel Abrão Ajuz Neto, 3.084, REAA, GOB-PR, Oriente de Ponta Grossa, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão.

ANÚNCIO DO PRODUTO DO TRONCO


Na conferência do Tronco, o Venerável Mestre é obrigado a prosseguir com a sessão ou ele pode aguardar a conferência do Tronco?
Caso ele não seja obrigado a dar prosseguimento a sessão e assim tenha a faculdade de aguardar a conferência, como o Irmão Tesoureiro deve proceder?
Pelo ritual penso que como o Venerável Mestre já solicitou a conferência, está implícito que ele quer saber a arrecadação para anunciar, assim, pelo próprio Venerável Mestre a palavra já estaria concedida ao Irmão Tesoureiro apenas para o anúncio; assim, inclusive, é a sequência do ritual. Desta forma, acredito que o Tesoureiro se levanta, cumprimenta protocolarmente e anuncia a apuração do óbolo dos Irmãos? Ou existe outra forma de o Irmão Tesoureiro proceder nesta situação já que é aguardado o anúncio?

COMENTÁRIOS.

Assim que o conteúdo da bolsa é entregue ao Tesoureiro para conferência, o Venerável Mestre dá continuidade aos trabalhos. Não é recomendável que se aguarde para não evidenciar uma inexplicável perda de tempo.
Conforme especificam as orientações e adequações constantes da plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ certificadas pelo Decreto 1784/2019, no item 62, letra "b", IV consta:
" IV - O Tesoureiro, com brevidade, mas sem atrapalhar o andamento dos trabalhos, pede a palavra ao 1º Vigilante. Autorizado, à Ordem comunica ao Venerável Mestre o resultado apurado na coleta".
Assim, a sessão não deve ser interrompida, cabendo ao Tesoureiro informar no momento adequado (o ritual menciona: tão logo seja oportuno), ou seja, conforme a sessão esteja se desenvolvendo.
Recomenda-se então que se a palavra estiver ainda na Coluna do Sul, que ele então aguarde a chegada da mesma no Norte para informar. Se ela por ventura já estiver passado, estando no Oriente, ele, após ter ali reinado silêncio, imediatamente pede a palavra ao 1º Vigilante para informar o resultado.
Embora pareça implícita a obrigação de anunciar, a atitude de pedir a palavra ao Vigilante é caráter de boa geometria na liturgia maçônica, já que é regra ninguém se utilizar da palavra sem antes pedir permissão – "Desde agora a nenhum Ir é permitido falar ou passar para outra Col, sem obter permissão, nem..." (página 51 do Ritual de Aprendiz em vigência).

T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019



4 comentários:

  1. Recomenda-se então que se a palavra estiver ainda na Coluna do Norte, que ele então aguarde a chegada da mesma no Sul para informar.... Não compreendi, o Tesoureiro, estando no Norte, não deveria valer-se da palavra ainda nesta Coluna (Norte) para pedi-la e realizar o anúncio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado pelo alerta. Já fiz a correção. Havia nominado as colunas de modo inverso. Também alterei o Hospitaleiro para o Tesoureiro.

      Excluir
  2. Eu é que agradeço pelo compartilhamento de tão valiosas informações! TFA!!

    ResponderExcluir