sexta-feira, 8 de novembro de 2019

LADO PELO QUAL O VENERÁVEL INGRESSA NO SÓLIO


Em 28/07/2019 o Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, Venerável Mestre da Loja Justiça, 12, REAA, GOP(COMAB), Oriente de Maringá, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento.

INGRESSO NO TRONO 

Fui Instalado na Cadeira de Salomão neste final de mês de junho 2019 (29/06/2019) e sempre analisei que os Veneráveis Mestres entram pela esquerda e se assentam ao trono de Salomão e saem pela esquerda!! O qual sempre achei o correto!!
Agora, surgiu dúvidas, o qual participo do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da República Federativa do Brasil Jacarepaguá RJ, e estava presente o Inspetor Litúrgico e pediu ao Presidente no Grau 15, que ele saia pela direita de quem entra e retorno pela esquerda de quem entra.
Não entendi está colocação e a minha pergunta, é:
- O Venerável Mestre ao adentrar ao Oriente, por qual lado ele entra e toma assento? Pela direita ou pela esquerda, de quem entra no Oriente.

CONSIDERAÇÕES.

Sem qualquer conotação iniciática, o Venerável Mestre chega ao trono pelo lado norte do Altar e dele se retira pelo lado sul do Altar.
Essa regra tem apenas o caráter de praticidade já que o ingresso no Oriente se faz vindo da Coluna do Norte e a sua saída se dá em direção à Coluna do Sul.
Partindo desse pressuposto, o caminho mais curto para se chegar ao sólio depois de se ter ingressado no Oriente é pelo lado esquerdo do Altar (de quem do Ocidente olha para o Oriente). Já em retirada, o caminho mais curto até a saída do Oriente é pelo lado direito do Altar (de quem do Ocidente olha para o Oriente).
Existe ainda uma regra consuetudinária que é a de abordar as Luzes sempre pelos seus respectivos ombros direitos, daí, por exemplo, é que o Diácono aborda o Venerável pelo seu ombro direito na transmissão da Palavra; o Mestre de Cerimônias e o Hospitaleiro também assim o fazem durante a circulação da bolsa, etc.
Em síntese eles abordam pelo mesmo lado que o Venerável ingressa no Trono. Assim, o Venerável Mestre, tendo ingressado pelo lado norte do Altar, por óbvio dele deve sair pelo seu lado sul. Cabe salientar que os lados norte e sul do Altar são apenas elementos figurados para referência. Isso implica que estando o Venerável Mestre no Altar e de frente para o Ocidente, seu ombro direito refere-se ao lado norte do Altar e o seu ombro esquerdo o lado sul.
Existem, entretanto, dois aspectos contraditórios que invertem o lado de entrada e abordagem no Altar: o primeiro é a prova da Taça Sagrada e o segundo é a condução do novo Venerável pelo Mestre Instalador (destaque-se que nenhum dos dois é original no escocesismo).
No que diz respeito a prova da Taça, ela se dá pelo lado sul do Altar, provavelmente para facilitar a retirada do candidato em direção à Coluna do Sul. Embora inexistente no escocesismo original, essa prova tornou-se consuetudinária, achando-se assim por bem acomodá-la pelo lado contrário do Altar pelo motivo já exposto.
Quanto à condução do novo Venerável pelo Mestre Instalador pelo lado sul do Altar conforme especificam alguns rituais de Instalação, é bem provável que essa prática tenha feito com que se aventasse o ingresso do Venerável no Trono pelo lado Sul já que quando da sua instalação, ele por ali fora conduzido, isto é, entrando pelo lado esquerdo (de quem do Ocidente olha para o Oriente). Contudo isso não justifica afirmar que o Venerável obrigatoriamente precise ingressar no sólio pelo sul do Altar, pois essas firulas ritualísticas de instalação esotérica nem mesmo são originais no escocesismo. Em síntese, adaptou-se uma entrada pelo lado contrário no Altar só para satisfazer um procedimento litúrgico que surgira muito depois de já estar sacramentando o lugar do Mestre da Loja.
Concluindo, o caminho mais certo para se chegar ao Trono é aquele que se consagrou pelo costume e pela praticidade – o do trajeto mais curto. Outras práticas não têm caráter de autenticidade, porém de acomodação - um erro não deve justificar o outro.


T.F.A.

PEDRO JUK

NOV/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário