quarta-feira, 20 de novembro de 2019

POSTURA DO SECRETÁRIO. EM PÉ OU SENTADO?


Em 06/08/2019 o Respeitável Irmão Davi Hackbart Covalesky, Loja Estrela do Sul, 84, sem mencionar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, solicita o seguinte esclarecimento:

POSTURA DO SECRETÁRIO


Gostaria de encaminhar uma dúvida com relação à postura do Secretário em seus procedimentos ritualísticos em Sessão Ordinária. Em que momentos deve, este Irmão, ficar em pé (e/ou a Ordem), ou tem a premissa de falar sentado?
1. Leitura de Balaústre - o ritual não indica a postura;
2. Leitura de Expediente - o ritual não indica a postura do Secretário (apenas destaca que o Orador faz leitura sentado, se pertinente);
3. Ordem do dia (apresentação dos assuntos) - o ritual também não indica a postura;

CONSIDERAÇÕES.

Em que pese não existir informação sobre o nome do Rito e Obediência, vou considerar a questão como pertinente ao REAA. Sem o nome da Obediência também não há como saber o que prevê o seu ritual, já que infelizmente há diferenças entre os rituais vigentes por aqui.
Cabe então uma consideração inicial. Em se tratando do REAA, originalmente o Orador e o Secretário por ocuparem lugar no Oriente e sendo Dignidades da Loja, ambos falam sentados, salvo nas ocasiões em que o Ritual determinar que eles falem em pé, portanto à Ordem. Ademais, é tradição no escocesismo simbólico que os ocupantes do Oriente falem sentados, salvo quando houver determinação contrária. Nessas condições, os que preferirem falar em pé devem permanecer à Ordem.
Às questões propriamente ditas:
  1. Leitura do Balaústre – o Secretário lê sentado.
  2. Leitura do Expediente – o Secretário lê sentado. Também o Orador assim procede quando lê no expediente documentos pertinentes ao seu ofício.
  3. Na Ordem do Dia – tanto o Secretário, como o Orador falam sentados.
Eram essas as considerações pertinentes.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Um comentário:

  1. Meu irmão aqui cabe uma pergunta foi abolido do ritual quando da entrega do saco de proposta e informações para a conferência das peças recolhidas o secretário e o orador não mais se aproxima do trono para a conferência junto com o Venerável? Sim ou não.

    ResponderExcluir