domingo, 24 de novembro de 2019

REAA - MARCHAS. PASSOS E TRANSFORMAÇÃO DO SINAL


Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão Cláudio H. S. Martins, Lojas Cayrú, 1.437 e Novo Século, 3.022, REAA, GOB-RJ, apresentou a seguinte questão:

TRANSFORMAÇÃO DE MARCHAS


No Primeiro Grau o Aprendiz dá os pp normais ou arrasta o p d? No Segundo Grau, após ter dado a Macha do Aprendiz, para dar sequência da Marcha de Companheiro o correto é transformar o Sinal antes de dar o quarto p (transformar diretamente o Sinal) ou depois do quarto p? Nos pp do Companheiro esses são normais como os do Aprendiz?

CONSIDERAÇÕES.

A Marcha do Aprendiz no REAA é dada com pp normais avançando o p e e em seguida juntando o outro em esq aberta para a frente. Não se arrastam os pp.
A Marcha do Segundo Grau se dá pelo acréscimo de mais pp à Marcha de Aprendiz. Assim, primeiro, com o Sin de Ord do 1º Grau, faz-se a Marcha na forma e costume. Concluída essa parte, desfaz o Sin de Ord do 1º Grau pelo Sin Pen (Gut) e imediatamente passa para o Sin de Ord do 2º Grau, dando em seguida os demais pp até completar a Marcha do Companheiro. Ao final desta é que se saúdam as Luzes pelo Sin Pen do Companheiro (Cord). Reitero: no 2º Grau a transformação do Sin se dá no terceiro p, ou seja, depois de se ter "regularmente" desfeito o Sin de Aprendiz. O vocábulo "regularmente" aqui significa desfazer o Sin de Ord pelo respectivo Sin Pen e diretamente, sem ainda saudar as Luzes, compor o sinal subsequente. Todo Sinal de Ord somente é desfeito pelo seu respectivo Sin Pen, seja para saudar alguém, para desfazê-lo, ou ainda desfazê-lo para alternância de Sin. Isso significa que não se muda "diretamente" de um para outro Sin
A sequência dos pp do Companheiro, se dá por pp normais, tal qual de se deram os anteriores, porém agora com desvio e retorno.
Cabe esclarecer que no REAA não existe o arrastar dos pp durante as Marchas do Primeiro e do Segundo Grau, assim como é equivocado o levantar exagerado dos pp no complemento dos passos para concluir a Marcha do Companheiro.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Um comentário:

  1. Somente uma retificação Pod:.Ir:. Cayrú 1437 e Novo Século 3022.
    Obrigado por sanar essa dúvidas.

    ResponderExcluir