quarta-feira, 20 de novembro de 2019

SAUDAÇÃO EM LOJA - QUANDO E PARA QUEM?


Em 08/08/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Felipe Moreira, Loja Oito de Dezembro, 2.317, REAA, GOB-SP, Oriente de Diadema, Estado de São Paulo, apresenta as dúvidas seguintes:

SAUDAÇÃO EM LOJA


Tenho algumas dúvidas referentes a algumas condutas da ritualística. Gostaria de algumas orientações:
1 - Quando cruzar a Loja da Coluna do Norte ao Sul, faz se a saudação ao Delta? Ou ao Venerável?
2 - Quanto da cobertura dos Aprendizes, os mesmos quando se deslocam da
Coluna do Norte para o Sul afim de fazer o giro, ao passar em frente ao Oriente, se faz a saudação?
3 - Todas estas saudações entendo que seja com o sinal gutural, correto?
4- Entendo se tratar de simples saudação gutural e não reverência. (e qual a diferença entre elas vez que utilizamos o sinal gutural).

CONSIDERAÇÕES.

Saudações em Loja aberta somente são feitas ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente ou as Luzes da Loja quando da entrada formal (após a Marcha do Grau), ou ainda quando da saída definitiva do Templo antes do encerramento dos trabalhos. Portando um objeto de trabalho, o titular ao entrar e sair do Oriente fará uma parada rápida e formal.
Além do Ritual, todas essas orientações se encontram na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ . Destaco que essas orientações são oficiais e devem ser aplicadas de imediato sobre o ritual em vigência. Dá suporte para essas orientações, adequações e correções o Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral, publicado no Boletim do GOB sob o nº 31 de outubro do corrente ano.
Pertinente às questões:
  1. Nem uma coisa nem outra, pois não existe saudação ao Delta ou ao Venerável Mestre quando se passa de uma para outra Coluna.
  2. Quando o Templo é coberto aos Aprendizes (não são eles que cobrem o Templo) estes, em retirada, ao cruzarem o eixo longitudinal (equador) também não fazem sinal algum e nem fazem parada formal – não existe saudação quando se passa de uma para outra Coluna.
  3. Sem dúvida. Saudações em Loja, conforme especificado no início dessas considerações são feitas pelo Sinal, o que não quer dizer que ao se cruzar o eixo exista saudação. Saudações apenas aquelas mencionadas no começo desse arrazoado.
  4. Não existe reverência com inclinação do corpo e nem meneios com a cabeça. Quando se saúda, nas oportunidades mencionadas, faz-se a saudação pelo Sin Pen do grau.
Cabe aqui um comentário: o que existe é parada formal para aqueles que na oportunidade de saudar estiverem munidos de um instrumento de trabalho, portanto com a(s) mão(s) ocupada(s). Nessa condição o obreiro faz uma parada rápida e formal (sem inclinar o corpo e nem menear a cabeça). Essas situações ocorrem geralmente quando oficiais, por dever de ofício, entram e saem do Oriente. Na condição de portarem instrumentos de trabalho, eles então fazem apenas uma parada rápida e formal. Destaco: não se faz Sinal com o objeto de trabalho.
Ao concluir reitero que não existem saudações em Loja senão aquelas previstas no Ritual de Aprendiz Maçom do REAA, dele à página 42, último parágrafo e ainda as orientações oficiais do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.

PEDRO JUK

NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário