quinta-feira, 14 de novembro de 2019

PELA ORDEM DOS TRABALHOS


Em 02.08.2019 o Respeitável Irmão Eduardo Selio, Loja Fraternidade e Amizade, 4.516, REAA, GOB-SP, Oriente de Santo André, Estado de São Paulo, solicita esclarecimento para o que segue.

PELA ORDEM


Tenho pesquisado e não achei resposta sobre o assunto. Quando se deve interceder PELA ORDEM em sessão. Pelo que sei, ocorre em casos de irregularidades de ritualística ou conduta indevida. Pode ser solicitada pelo Orador, 1º ou 2º Vigilante ou por Mestre Instalado.

CONSIDERAÇÕES.

A expressão "pela ordem" se refere à ordem dos trabalhos em Loja, ou alguma coisa que possa feri-la e está passando despercebida do Orador. A conduta ritualística, por exemplo, é um caso se ela estiver afrontando o ritual ou transgredindo a ritualística. Pode ser também a inconveniente colocação para debate de assuntos que não digam respeito à Ordem em geral e nem ao Quadro em particular, etc.
Contudo, qualquer situação em que se venha usar da expressão "pela ordem", ela deve antes vir fundamentada e seguida de bom-senso. Interrupções intempestivas e mal avaliadas só tendem a trazer discórdia, nunca solução. Pedir a palavra "pela ordem dos trabalhos" não deve ser conduta vulgar.
Para que isso não aconteça, a Loja deve programar instrução sobre esse tema, até porque para se respeitar regras é preciso antes aprendê-las.
No tocante a quem pode interceder pedindo a palavra pela ordem dos trabalhos durante a sessão, pode-se dizer que é de direito de qualquer Irmão do Quadro, desde que ele seja Mestre Maçom (plenitude de direitos). Obviamente só se o Guarda da Lei, ou mesmo o Venerável Mestre não tenham antes se apercebido de algum ato, atitude ou prática que verdadeiramente esteja ferindo a legalidade dos trabalhos maçônicos.
Para concluir, devo destacar que é equivocado o costume de se interromper o andamento da sessão pedindo a palavra "pela ordem" apenas com o escopo de utiliza-la em momento inadequado. Assim, "pela ordem dos trabalhos" é uma expressão que serve de alerta para ser usada convenientemente contra sérias anomalias litúrgicas que eventualmente possam ferir os trabalhos maçônicos em Loja aberta.

T.F.A.

PEDRO JUK

NOV/2019

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor este texto. "Pela ordem" não pode ser usado para réplica ou expor opinião.
    TFA

    ResponderExcluir