quinta-feira, 14 de novembro de 2019

RETIRAR VALORES DO TRONCO DURANTE A CIRCULAÇÃO


Em 02/08/2019 o Respeitável Irmão Washington Teixeira da Silva, Loja Paz, Harmonia e Concórdia, 297, REAA, Grande Oriente de Minas Gerais – COMAB, Oriente de Guaranésia, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

RETIRAR VALORES DO TRONCO


Parabéns e obrigado pelas explicações em seu blog. Gostaria de lhe perguntar sobre o "Tronco de solidariedade" O gesto de se depositar o óbolo na bolsa e ao retirar a mão, a faz com a palma aberta. Me foi explicado que este ato simboliza que nada foi retirado. E aí está minha pergunta: É PERMITIDO ALGUM IRMÃO RETIRAR VALORES DO TRONCO, QUANDO DO SEU TRAJETO?

CONSIDERAÇÕES.

A retirada da mão aberta apenas simboliza que o óbolo foi depositado. O obreiro cumpriu com a sua obrigação.
É bem verdade que o gesto de se colocar a mão direita fechada é muito mais simbólica do que a retirada da respectiva mão aberta. A mão fechada implica em demonstrar a caridade sigilosa, sem ostentação e sem que ninguém saiba o que cada um pode dar, ou mesmo aquele que porventura nada pode dispor naquele momento.
Essa história de que um Irmão necessitado pode retirar alguma coisa durante a coleta é uma ideia ultrapassada e uma das maiores bobagens que eu já vi. Isso nunca aconteceu, senão na cabeça de inventores do passado que trouxeram esse absurdo para a Maçonaria. Imagine se um Irmão necessitado iria às cegas "pescar" donativos no interior da bolsa. Isso simplesmente não existe. Ora, sabemos perfeitamente que os que por justa necessidade passam pelos revezes da vida, podem simplesmente pedir ajuda em Loja ou mesmo ao Hospitaleiro e não ficar fazendo peripécias para sorrateiramente retirar numerário durante a circulação.
Se o Irmão ouviu, ou talvez venha até a ouvir que um necessitado pode retirar algo da bolsa durante a coleta para o tronco, não acredite nessa história. Isso é mera ilação.

T.F.A.

PEDRO JUK

NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário