domingo, 24 de novembro de 2019

RITO MODERNO - À ORDEM VOLTADO PARA O ORIENTE.


Em 12/08/2019 o Respeitável Irmão Marco Antonio Grecco, Loja Século das Luzes, 314, Rito Moderno, Grande Oriente Paulista, COMAB, Oriente de Araçatuba, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

DE PÉ E À ORDEM – VOLTADO PARA O ORIENTE.


Peço ajuda ao Irmão para o deslinde de uma questão surgida em Loja, com respeito ao tema “De pé e à Ordem”. Não obstante a redundância, tendo em vista que em Loja o Maçom, estando de pé, fica obrigatoriamente à ordem. Pois bem, no Rito Moderno, na abertura dos trabalhos, quando o Venerável determina a verificação da regularidade dos Irmãos pelos Vigilantes; os Irmãos postados nas Colunas do Sul e do Norte posicionam-se voltados para o Oriente e à Ordem. Ultrapassado esse momento entendo que não há mais necessidade de os Irmãos se posicionarem voltados para o Oriente, quer quando usam da palavra ou mesmo no encerramento dos trabalhos. No entanto, esse entendimento não é uniforme. Alguns ficam voltados para o Oriente, outros não, e acontecem os exageros, Irmãos que voltam totalmente o corpo para o Oriente, seja no uso da palavra e no encerramento dos trabalhos. Existem as excepcionalidades: compromissos nas iniciações, elevações, exaltações e homenagens, etc., e que são realizadas no Oriente, que poderiam justificar, em tese, a atitude de os Irmãos se voltarem para o Oriente. Solicito ajuda do Irmão para sanar essa dúvida e apresentar a possível solução aos Irmãos da minha Oficina.

CONSIDERAÇÕES.

A atitude de se voltar para o Oriente nas Colunas quando da verificação pelos Vigilantes deveria se dar apenas nessa ocasião (não sei o que o Ritual da sua Obediência menciona).
Assim, a verificação nas Colunas para a abertura dos trabalhos se dá a partir daquele que estiver mais ao Ocidente, o que faz, em tese, que os demais não vejam o que se passa na sua retaguarda. No Oriente não existe telhamento.
Sob essa óptica, fora essa oportunidade, obreiros em pé se mantém colocados conforme a disposição do mobiliário que lhe serve de assento. Não há necessidade de que literalmente o protagonista se coloque voltado (de frente) para o Oriente. O que ele pode é voltar o seu olhar àquele que ele porventura esteja dirigindo a palavra. Nada mais do que isso.

P. S. – comentários alusivos ao Rito Moderno ou Francês.

T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário