segunda-feira, 25 de novembro de 2019

COMPORTAMENTO - POSTURA EM LOJA


Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense, realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão Henrique Almeida Carneiro, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB-RJ, apresentou a seguinte questão:

POSTURA EM LOJA


Existe postura recomentada para se estar sentado? É proibido cruzar as pernas e/ou braços?

COMENTÁRIOS.

A questão não é a de proibir alguma coisa, porém o de recomendar, nesse caso, uma postura condizente com o ambiente da Loja. Sem exageros, o Maçom deve, quando sentado, manter uma postura de sobriedade e respeito. Assim, recomenda-se que posições em desmazelo são inapropriadas num ambiente que representa trabalho intelectual para o aperfeiçoamento do ser humano. Não ficaria bem um obreiro displicentemente "cruzar as pernas" em Loja aberta, por exemplo.
O recomendável é que sentado ele mantenha as suas plantas dos pés por inteiras no chão, joelhos dobrados, corpo em sobriedade (sem se escarrapachar), mantendo as mãos sobre o Avental ou sobre os respectivos joelhos. Mas como dito, sem exageros ao ponto de se parecer com um elemento petrificado, ou uma religiosa "Filha de Maria" (pés e joelhos unidos).
Já em pé, fala-se em se estando à Ordem e isso é recomendável para manter o Maçom em postura correta, lembrando que pelo desconforto de se sustentar uma posição em Sinal de Ordem, evita-se que elementos tagarelas e providos de discursos rançosos professem suas falas intermináveis. Pelo molesto de se sustentar essa posição também é provável que se evitem pronunciamentos repetitivos dos que se levantam para concordar com o que já fora falado repetindo tudo novamente. Assim, o Venerável não deve aleatoriamente ficar dispensando o Sinal para se falar à vontade. A questão é usar sempre o bom senso aplicando-o à real necessidade da ocasião. O Irmão Secretário certamente agradecerá.
Se o obreiro for autorizado a falar à vontade então que ele se coloque respeitosamente, mantendo o corpo ereto e as mãos cruzadas às costas ou sobre o Avental. Falar à vontade não significa falar em demasia.
Cabe ao Maçom lembrar que o primeiro Trivium das Sete Artes e Ciências Liberais traz a Gramática, a Retórica e a Lógica como lições imprescindíveis para o aprendizado humano. Desse modo aprende-se que das teses e antíteses resultam as sínteses. Assim um Maçom ao usar da palavra deve ser conciso, objetivo e responsável e aplicado na sua fala, inclusive mantendo postura adequada.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário