sexta-feira, 29 de novembro de 2019

LOJA ABERTA COM SETE MESTRES


Em 22/08/2019 o Respeitável Irmão Paulo Sérgio Schmidt, Loja Acácia de Vila Prudente, 1.648, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, solicita o seguinte esclarecimento.

LOJA COM SETE MESTRES.


Poderia me instruir como proceder na composição dos cargos na loja quando temos a presença de apenas sete mestres?

CONSIDERAÇÕES.

Três governam a Loja, cinco Mestres a compõem e sete a completam, ou a tornam perfeita.
Em Loja do REAA a formação de uma Loja com a presença de apenas sete Mestres deve ser assim distribuída: Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias. Em atenção ao número mínimo para a abertura de uma Loja, essa seria a classificação dos cargos.
Como o REAA exige na sua liturgia a transmissão da Pal Sagr para a abertura e o encerramento dos trabalhos, da qual participam os oficiais mensageiros, numa situação precária, substituem momentaneamente os Diáconos, o Secretário, como 1º Diácono e o Mestre de Cerimônias, como 2º Diácono. Assim, no decorrer da transmissão o Secretário e o Mestre de Cerimônias preenchem os cargos provisoriamente. Cumprida a missão, imediatamente retomam seus cargos de ofício.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

4 comentários:

  1. Q.:I.: Qual a fundamentação ritualistica pra essa solução ou é a forma particular que o I.: achou pra solucionar a falta de mestre no cargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão, que fundamento seria. Ora, se uma Loja só pode funcionar com o mínimo de sete Mestres, no caso do REAA os sete mencionados são imprescindíveis, ou não são? Não há outra forma de abrir uma Loja sem esses sete. As Luzes são obrigatórias (é Landmark), Orador e Secretário são imprescindíveis (eleitos, inclusive). Cobridor Interno (sigilo - outro Landmark) e o Mestre de Cerimônias que é o imediato da Loja. Assim meu Irmão, acho que não é necessária tanta fundamentação para se observar o óbvio. Obrigado pela visita e um fraterno abraço.

      Excluir
    2. Aproveitando a questão do Fantasminha e a resposta do Ir Pedro Juk, tomo a liberdade de dar uns pitacos, ao lembrar que além da substituição dos DDiac pelo Mcer e Secr, no decorrer da sessão, o MCer tb desempenhará a função do Hospitaleiro (Tronco de Benef) e o Orador para a conferência do arrecado, como é feito pelo Tesoureiro. Desta forma, fica claro que dos 7 mestres, apenas o MCer, o Secr e o Orador desempenham outras funções e os VM, os VVig e o Cobr Int, não! Se eu estiver equivocado, Ir Juk favor me corrigir. TFA. Ir Robson Fidalgo Amui.

      Excluir
    3. Você teria outra para abrir uma Loja no REAA? Com a palavra o "fantasminha".

      Excluir