segunda-feira, 25 de novembro de 2019

REAA - SAUDAÇÃO NO INGRESSO E SAÍDA DO ORIENTE


Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense, realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão João Carlos de Carvalho Almeida, Loja Caminho da Luz, 2.635, REAA, GOB-RJ, Oriente de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

SAUDAÇÃO


Qual é a forma correta e local de saudação ao ingressar e deixar o Oriente?

CONSIDERAÇÕES.

No REAA, conforme especificam as orientações dispostas no GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ o obreiro em deslocamento, ao ingressar no Oriente faz o Sinal de Ordem do Grau ao Venerável Mestre. A entrada no recinto se dá pelo lado Nordeste do acesso (mesmo lado do Orador). Assim que o protagonista ingressar, tendo como referência a balaustrada a sua esquerda, ele para, compõe o Sina do Grau correspondente e imediatamente o desfaz em saudação pelo Sin Pen. Ato seguinte, sem voltar ao Sinal de Ordem, prossegue no seu deslocamento. Em síntese a saudação acontece assim que ele atingir o nível do Oriente na linha da balaustrada.
Em retirada, o protagonista, agora pelo lado Sudeste (mesmo lado do Secretário), antes de descer, tendo como referência a balaustrada à sua direita, volta-se para o Venerável Mestre e o saúda do mesmo modo que fizera quando do seu ingresso. Feita a saudação, sem retomar o Sinal, retira-se do Oriente em direção à Coluna do Sul. Sintetizando, faz a saudação imediatamente antes de descer do Oriente para o Ocidente, isto é, na linha da balaustrada.
Destaca-se ainda que se o obreiro estiver portando um objeto de trabalho ele simplesmente faz uma parada rápida e formal (não se faz Sinal com o objeto de trabalho). Durante a parada não há inclinação com o corço e nem meneios com a cabeça. Durante a parada mantém-se o corpo ereto.
Dando por concluído, reitero que essas saudações são feitas nessa oportunidade apenas e tão somente ao Venerável Mestre (página 42 do Ritual de Aprendiz). Durante o trânsito pelo Oriente, do Nordeste para o Sudeste do espaço, não há nenhuma saudação quando se passa pelo do Alt dos JJur.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019


2 comentários:

  1. Muito importante essa colocação de que ao entrar e ao sair do Oriente, onde as Saudações deverão ser ao VM e não ao Delta! TFA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido pela sua competente opinião. Fraterno Abraço.

      Excluir