sábado, 9 de novembro de 2019

GIRO DA PALAVRA E RETORNO DA PALAVRA


Em 01/08/2019 o Respeitável Irmão Leocir dos Santos Viscovini, Loja 20 de Agosto, 2.670, REAA, GOB-MS, Oriente de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a seguinte questão.

PALAVRA ABERTA NA ORDEM DO DIA


Estamos implantando as Orientações Ritualísticas na nossa região e fomos questionados sobre o uso da Palavra na Ordem do dia. Recorro novamente ao Eminente Irmão Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB, para esclarecimentos.
QUESTIONAMENTO: Na ORDEM DO DIA em uma sessão maçônica, a palavra é liberada GERAL para discussão ou segue a circulação nas colunas do Sul, do Norte e Oriente, para a conclusão do Orador? Particularmente acho que se for uma sessão Administrativa a palavra pode ser liberada Geral e se for sessão Ordinária tem que ser obedecida a circulação. Mais uma vez peço perdão por importuná-lo, mas no ritual não menciona.

CONSIDERAÇÕES.

Não só na Ordem do Dia, mas em qualquer situação em que ela seja posta para uso em Loja aberta, a mesma segue irrestritamente o giro de costume, ou seja, inicia-se a partir da Coluna do Sul, passando pela do Norte e por fim no Oriente.
Se porventura houver solicitação do retorno da palavra e o Venerável Mestre concordar (retorno dela fica ao seu critério), a mesma reinicia pelo giro completo, isto é, recomeça pela Coluna do Sul, não importando se quem pediu seu retorno esteja no Norte ou no Oriente.
Quanto ao uso da palavra nas sessões administrativas, a rigor ela não segue a liturgia de uma sessão ordinária, já que não há ritualística para tal, porém a discussão deve ser ordeira tendo sempre o Venerável como mediador. Há que se entender que palavra livre não significa desordem no seu uso. Enquanto um fala, outros educadamente escutam. Todos terão o direito de falar.
Não à toa aplica-se na Maçonaria o 1º Trivium das Sete Ciências e Artes Liberais da Antiguidade – Gramática, Retórica e Lógica.


T.F.A.

PEDRO JUK

NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário