quarta-feira, 13 de novembro de 2019

E A DÚVIDA CONTINUA - DAR A VOLTA NO MUNDO PARA PARAR NO MESMO LUGAR


Em 02/08/2019 o Respeitável Irmão Olavo Sabino Carlos, Loja Fênix do Alto Parnaíba, 2.552, REAA, GOB-MG, Oriente de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

CIRCULAÇÃO NA MESMA COLUNA


Estimado Ir. Pedro Juk, sobre a circulação em Loja, fiquei meio em dúvida quando diz que nas Colunas do Norte e do Sul não tem circulação, o que isto significa?

CONSIDERAÇÕES.

Significa que não existe circulação (dextrogiro) na mesma Coluna.
Em se tratando de circulação, na verdade o que existe é uma regra para se transitar quando de passa de uma para outra Coluna, enquanto que na mesma Coluna não existe regra alguma.
Assim, vou repetir o que já escrevi, creio que mais de uma centena de vezes: no Ocidente, quem do Norte precisar se deslocar para o Sul, mantém o ombro direito voltado para o centro do Ocidente (onde se coloca o Painel) e atravessa o eixo longitudinal (equador) pelo espaço que fica entre o limite com o Oriente e a retaguarda do Painel. Do Sul para o Norte, passa cruzando o eixo pelo espaço que fica entre a frente do Painel e a porta de entrada do Templo.
É simples, do Norte para o Sul passa-se próximo ao Oriente, enquanto que do Sul para o Norte passa-se mais próximo da porta no extremo do Ocidente.
Destaco assim que a regra existente é só essa, ou seja, ela se dá quando alguém precisa atravessar de um para outro hemisfério.
Já no mesmo hemisfério (mesma Coluna) não existe regra, pois não é necessário que se [PJ1]  uma volta ao mundo para parar no mesmo lugar. Por exemplo: o Mestre de Cerimônias, se por dever de ofício necessitar ir até o Cobridor Interno, ao retornar ele volta diretamente ao seu lugar, sem passar para a Coluna Norte para retornar à Coluna do Sul onde ele já estava. Assim se da com qualquer situação que envolva deslocamento em qualquer uma das Colunas.
É oportuno salientar que também não existe a inventiva e grotesca circulação em torno das mesas dos Vigilantes. Isso não existe. A única regra para eles é que os mesmos sejam sempre abordados pelos seus lados direitos (ombros direitos). Não se passa por trás dos Vigilantes na tentativa de justificar giros e voltinhas inexistentes.
Onde também não existe circulação é no Oriente. A única regra para o espaço oriental é a de que quem nele ingressa, obrigatoriamente o faz pelo lado nordeste da balaustrada (próximo ao lugar do Orador e do Porta Bandeira) e, quem dele sai, o faz sempre pelo lado sudeste da balaustrada (próximo ao lugar do Secretário e do Porta-Estandarte).
Dando por concluído, reitero que qualquer obreiro em deslocamento pela mesma Coluna, anda normalmente, isto é, sem circulação (vai e volta sem giros e voltinhas desnecessárias).

T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019


Um comentário: