sexta-feira, 1 de novembro de 2019

LOJA EM DESCANSO OU EM FAMÍLIA


Em 23.07.2019 o Respeitável Irmão Júlio César, Loja Luz e Fraternidade de Curitiba, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

LOJA EM DESCANSO.


Acompanho seu trabalho e tomo a liberdade de saber uma dúvida com o irmão.
MINHA PERGUNTA. Em algumas Sessões alguns Veneráveis Mestres costumam colocar a Loja em Descanso ou em Família, no Período de Instrução. Nesse momento o Livro da Lei pode permanecer Aberto, pois a Loja não está trabalhando ritualisticamente. Qual sua opinião?

CONSIDERAÇÕES.

Antes de tudo é preciso que esses procedimentos estejam previstos e explicados no ritual. Colocar a Loja em descano, ou em família como comumente ouvimos, não é prática original no REAA.
Colocar a Loja em descanso é muito comum no Craft (Maçonaria Anglo-Saxônica) onde esses procedimentos são previstos e, se houver necessidade, o Livro da Lei é fechado, porém sem interferir na disposição do Esquadro e o Compasso. Prevendo essas situações, esses dois objetos são dispostos não no centro do livro aberto, mas na sua página direita o que dá A possibilidade de se fechar o Livro sem desarmar a Loja. No retorno do descanso, simplesmente abre-se o Livro novamente.
Como dito, no REAA essa prática não é comum. Para instruções e assuntos que mereçam debates, o mais apropriado tem sido a utilização de uma sessão administrativa própria para o objetivo previamente marcado. Assim, sem o rigor da liturgia, a Loja ordeiramente pode debater a instrução. Existem regulamentos que preveem sessões de instrução que são abertas exclusivamente para essa finalidade, sendo que nelas as manifestações não precisam seguir o giro da palavra.
É preciso, entretanto, que tudo esteja previsto e não inventado. Nas sessões econômicas, geralmente o período de instrução segue a liturgia do uso da palavra. Nessa condição, entendo que o Venerável não deve desprezar a ritualística em nome da praticidade.
No tocante a manter o Livro da Lei aberto ou fechado, no caso mencionado na sua questão, é algo que precisa estar nos conformes com ritual. Se ali essa prática não estiver prevista então ela fica prejudicada. A minha opinião é seguir o que prevê o ritual. Caso ele não mencione a prática pretendida (descanso ou em família) é melhor esquecê-la.


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário