segunda-feira, 11 de novembro de 2019

REAA - PRÁTICAS RITUALÍSTICAS QUE ENVOLVEM SINAIS


Em 01/08/2019 o Respeitável Irmão José Ronaldo Gonçalves, sem mencionar nome da Loja, Rito, Obediência, Oriente e Estado da Federação solicita informações.

PRÁTICA RITUALÍSTICA – SINAIS


Gostaria de algumas respostas, através de seus conhecimentos.
- Após efetuar o S de Ord, o obreiro desfaz ou efetua e desfalecimento, como estivesse com a g\ c\, informo isso que já observei várias lojas usarem essa pratica;
- Sinal de Aprov é sentado com o braço em 90º grau ou em pé, da mesma maneira quem não estava presente na sessão;
- O mestre de cerimonias portando seu bastão ao entregar qualquer objeto as luzes, fica a ordem, transpassando o bastão a mão esquerda ou não é necessário.

CONSIDERAÇÕES.

Sin de Ord - Para o meu entendimento ficou estranho a expressão "desfalecimento". Sinceramente não sei onde cabe esse substantivo em se tratando do Sin. Já expliquei inúmeras vezes que o Sin de Ord, nesse caso o de Aprendiz, refere-se à composição do Sin quando se está à Ord. Composto o Sin na forma de costume, ele somente se desfaz pelo Sin Pen do Grau. Esse gesto, também conhecido como Sin Gut lembra a pen simb proferida no juramento. Assim, o Sin de Ord possui duas partes distintas e que se completam entre si. A primeira é a estática, ou seja, a de compor propriamente o Sin e a segunda, complementar, é a dinâmica, ou seja, a que efetua o movimento que lembra a pen proferida. Agora, desfalecimento, é algo inusitado para mim.

Sin de Aprov - A bem da verdade criou-se o hábito se se chamar o gesto de aprovação como Sin, entretanto isso nada tem a ver com qualquer característica iniciática dos sinais maçônicos. É apenas um gesto de aceitação. No REAA esse gesto se faz estando sentado, esticando o braço e antebraço direito horizontalmente à frente tendo a palma da mão voltada para baixo e os dedos unidos. Não há o preciosismo de se estar com membro inferior a 90º do ombro. Reitero, isso é um simples gesto e nele nada há de iniciático. Ritualisticamente ele só padroniza o costume para que os que aprovam façam o mesmo gesto. No REAA, quem quiser se abster da votação, simplesmente fica à Ordem. Os que não aprovam permanecem como estão.

Mestre de Cerimônias – Esse oficial só deve portar bastão quando estiver conduzindo alguém na Loja – quem conduz vai à frente. O bastão só é empunhado pela sua mão direita. Quando o Mestre de Cerimônias não estiver exercendo o ofício de conduzir alguém ele não deve portar bastão, sobretudo quando estiver transportando documentos e outros afins. Nessas ocasiões ele deixa o seu bastão no lugar de costume e circula pelo recinto sem estar dele munido.
Nas cerimônias de iniciação, quando ele substitui o Experto, também não deve utilizar o bastão - essas ocasiões o instrumento atrapalha a desenvoltura e mobilidade durante a aplicação da liturgia.
Não se passa o bastão para a mão esquerda para ficar à Ordem. Assim, sem estar munido do bastão o Mestre de Cerimônia se coloca à Ordem normalmente.
Fora do seu lugar e munido do bastão, se a situação exigir que ele pare, então deve manter o corpo ereto, pés em esquadria com o bastão verticalmente empunhado pela sua mão direita; antebraço horizontalmente à frente formando com o respectivo braço uma esquadria cujo cotovelo fica colado no lado direito do tronco (posição de rigor com o objeto de trabalho).
Quando prado, a base do bastão ficará apoiada no chão; andando mantém-se a mesma postura com o instrumento, porém com a base do bastão um pouco elevada para não a arrastar no chão durante o deslocamento.

Infelizmente não foi informado o nome Rito e da Obediência. Nesse sentido, dei a resposta baseada nas práticas litúrgicas originais do REAA. Como não sabemos por falta de informação o que prevê o ritual da sua Loja e da sua Obediência a resposta fica um pouco prejudica. Destaco que apenas respondi porque a questão contém elementos de interesse para a coletividade maçônica. Em outra oportunidade, se a questão se apresentar sem as informações de identificação necessárias a mesma não obterá resposta.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário