domingo, 24 de novembro de 2019

REAA - ORIENTAÇÕES PARA O RITUAL DE APRENDIZ - SISTEMA DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA - GOB


O Respeitável Irmão Walter Vieira, Loja Torre do Médio Jequitinhonha, 2.306, Benfeitora da Ordem, REAA, GOB-MG, Oriente de Medina, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos:

ORIENTAÇÕES PARA O REAA NO GOB-RITUALÍSTICA.


Teremos uma Iniciação em nossa Loja e estudando as instruções do GOB Ritualística para o REAA me deparei com 3 informações diferentes do que temos visto a vida toda durante as Iniciações que, quando forem feitas da forma agora descrita, tenho certeza que (...).

QUESTÕES E RESPOSTAS.

1 - Irmãos Mestres que apontam as espadas para os Candidatos no momento do "FAÇA-SE A LUZ!"
- Como sempre foi feito: formando-se um semicírculo de Irmãos em frente aos Candidatos.
- Como agora está preconizado: apenas os Irmãos sentados na primeira fileira das Colunas do Sul e do Norte, do seu lugar, apontam as esp para os Candidatos (mais detalhes no item 126 do Grau de Aprendiz do REAA no GOB Ritualística).
PERGUNTA: Poderia nos explicar um pouco mais do porquê das Lojas no decorrer do tempo adotaram este procedimento do semicírculo e também o porquê de ele ser incorreto?
RESPOSTA:
a)    Já faz tempo que o Ritual -pelo menos desde a edição de 2009 - não menciona mais a formação de semicírculo (isso não é do REAA) nessa ocasião. Assim, apenas os Mestres nas suas Colunas apontam as eesp.
Sem a necessidade de que todos os Mestres das Colunas apontem eesp, as Orientações do GOB-RITUALÍSTICA indicam pela praticidade que apenas os que ocupam a primeira fileira Norte e Sul assim o procedam. Alerto que somente Mestres Maçons participam desse ato.
b)    Atendendo ao que especifica a Segunda Instrução do Ritual correspondente, dele à página 172, o Neófito ao receber a Luz vê por primeiro, além das eesp para ele apontadas no Ocidente, também ao fundo, no Oriente, o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso (as Três Grandes Luzes Emblemáticas). Nesse sentido, em se formado o equivocado semicírculo em frente do Neófito, o visual do Oriente, onde se encontram as Luzes Emblemáticas, ficaria hipoteticamente coberto. Não faz sentido um ato ritualístico atrapalhar o outro.
c)     Como comentado, a formação do semicírculo nessa ocasião é cópia malversada extraída de outro Rito e que fora inserida indevidamente em alguns rituais mais antigos do escocesismo por aqui. Com a extinção desse anacronismo, corretamente os Mestres no REAA apontam as eesp para o Neófito dos seus lugares nas Colunas, bastando para tal apenas aqueles que ocupam a primeira fileira do setentrião e do meridião. Essa posição não atrapalha a visão do Oriente pelo neófito.
2 - Purificação pela Água:
- Como sempre foi feito: o Mar de Bronze já ficava cheio de água e as mãos dos Candidatos eram mergulhadas na água para a purificação.
- Como agora está preconizado: usando uma bilha, a água deve ser despejada nos antebraços e escorrer para as mãos dos Candidatos, sendo aparada pelo Mar de Bronze (mais detalhes no item 120 do Grau de Aprendiz do REAA no GOB Ritualística).
PERGUNTA: Poderia nos explicar o porquê deste ato? Faz-nos lembrar de como são realizados os batismos em diversas religiões.
RESPOSTA:
a)    Sem nenhuma conotação que ligue o ato a uma religião, a ideia da purificação é mesmo a do batismo. A água pura deve ficar na bilha para ser derramada de modo a escorrer para purificar o candidato pelo Terceiro Elemento. Hipoteticamente a água que ficará depositada no mar depois da purificação é impura por não ser água corrente. Nesse caso, a bacia Mar de Bronze retém a água que acabara de servir como purificação. Assim, o ato litúrgico não é o de simplesmente molhar as mãos do candidato, porém o de exercer um ato de purificação pela água que, escorrendo pelos membros superiores vai limpando o que há de impuro. É daí que a indispensável tolha branca, ao enxugar as mãos denota um símbolo de pureza.
Ilustrando: essa prática, haurida das tradições hebraicas, demonstra como os hebreus já num passado remoto se preocupavam com a assepsia.
b)    Não é uma questão de batismo "nas religiões". O batismo em primeira análise é um ritual de passagem.
c)     Observação - Ainda em relação à posição do Mar de Bronze, antes da edição dos novos rituais a sua situação será revista. Até então sua localização não está correspondendo com o que preconiza a tradição.
3 - Genuflexão durante a consagração dos novos Aprendizes:
- Como sempre foi feito: ajoelhando com o joelho direito (justamente por assim estar no Ritual).
- Como agora está preconizado: ajoelhando com o joelho esquerdo (mais detalhes no item 128 do Grau de Aprendiz do REAA no GOB Ritualística).
PERGUNTA: Esse ajoelhar com o joelho direito sempre foi um erro ou tem algum fundamento?
RESPOSTA:
a)    Na consagração há um erro de digitação no Ritual de Aprendiz. Quem se ajoelha com o joelho direito (lado sul) é o Companheiro. O Aprendiz traz sempre o joelho esquerdo em genuflexão - assim como consta na página 131 do Ritual do Primeiro Grau. Vide também na conhecida alegoria em que o Aprendiz trabalha na P B∴. Note ele sempre ajoelhado com o joelho esquerdo).
b)    Diante do Alt dos JJur∴, a genuflexão com o joelho esquerdo também se relaciona à banda Norte por ser correspondente ao lado em que se situa o caminho iniciático do Aprendiz no Ocidente.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário