quinta-feira, 28 de novembro de 2019

VIGILANTES E A COMISSÃO DE INSTRUÇÃO E GRAUS


Em 17/08/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão.

COMISSÃO ADMISSÃO E GRAUS


Faz parte do nosso REGIMENTO INTERNO, que os Irmãos Aprendizes para terem aumento de salário, precisam apresentar 3 peças de arquiteturas. O Segundo Vigilante, que é o responsável pela instrução do Aprendiz, passa os temas das peças que serão apresentadas durante o período que o mesmo ficará na Coluna do Norte. Depois que o Irmão apresentou as 3 peças, em um determinado dia é feito a sabatina conforme o RGF.
Minha questão é a seguinte: A Comissão de Admissão e Graus, deve antes do Irmão Aprendiz apresentar sua peça, dar seu parecer sobre a mesma?
Isso não tira do Vigilante "autoridade" dele ser o responsável pela instrução do Irmão, já que a Comissão é quem irá dar seu parecer sobre a peça, e também decidir pela aprovação do seu aumento de salário?

CONSIDERAÇÕES.

O ofício do Segundo Vigilante instruir os Aprendizes é uma alusão às antigas práticas (conservação de usos e costumes). Ele é o responsável, porém não significa que apenas ele seja o instrutor e que tudo só dependa dele.
A bem da verdade ele é o instrutor que avalia o momento apropriado e propõe o início do processo para aumento de salário.
Sem dúvida, é de bom alvitre que a Comissão de Admissão e Graus trabalhe em conjunto com o responsável principal pelas instruções ao candidato. Entendo até que é mais democrático, pois a Comissão em conjunto com o instrutor, discutindo e avaliando o processo, me parece mais coerente e afastado de favorecimentos.
Já a sabatina, que só ocorre depois da peça de arquitetura ter sido avaliada pela Comissão, será realizada na Ordem do Dia de outra sessão no grau do aspirante. Concluída essa, o Templo é coberto aos Aprendizes e transformada a Loja em Grau 02 para avaliação e votação. Complementado, retornam-se os trabalhos ao Primeiro Grau, os Aprendizes retornam e o aspirante é informado do resultado. Tudo então se dá conforme o Regulamento Geral da Federação no seu Art.º 35.
Dado ao exposto, há de se notar que a aprovação final para o aumento de salário não é especificamente só do Segundo Vigilante, mas da Loja.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário