Em 23.01.2025 o Respeitável Irmão Antonio da Silva, Loja União Mocoquense, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Mococa, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
LUGAR DOS VIGILANTES
Em qual Rito, o 1º vigilante fica defronte ao Venerável Mestre? Quando houve a mudança do Segundo Vigilante do sudoeste para o Sul?
CONSIDERAÇÕES
Dos ritos mais conhecidos aqui no Brasil, o Rito de York (vertente inglesa) traz o 1º Vigilante literalmente no Oeste e de frente para o Venerável Mestre, enquanto que o 2º Vigilante ao Sul, fica sobre no meridiano do Meio-dia, voltado para o Norte.
O mesmo também ocorre com o Rito Schröder, onde o 1º Vigilante, balizado pela porta ocidental do Tapete, ocupa lugar no Ocidente e fica literalmente de frente para o Venerável, enquanto que o 2º Vigilante, no Sul, balizado pela porta meridional do Tapete, ali se coloca voltado para o Norte.
No caso do REAA, mesmo sendo de origem francesa, por circunstâncias históricas ele acabou adquirindo muitos costumes da vertente inglesa de Maçonaria (Anglo-saxônica). Um exemplo disso é a localização do 2º Vigilante sobre o meridiano do Meio-dia na Loja.
Assim, tal como o Rito de York, e também o Schröder, o REAA traz originalmente o seu 2º Vigilante no Sul, e não a sudoeste como é comum na maioria dos ritos nascidos na França.
No REAA a localização dos Vigilantes se deve ao primeiro projeto de ritual para o seu simbolismo, então elaborado em 1804 na França. Nele, o 2º Vigilante já era colocado no Sul enquanto que o 1º Vigilante, no Ocidente, ficava a Noroeste, e não literalmente de frente para o Venerável Mestre como ocorre no Rito de York.
Nesse contexto vale mencionar que os ritos de origem francesa geralmente têm a porta de entrada e saída dos seus Templos localizada no meio da parede ocidental, por onde passa, no centro da mesma, a linha imaginária do equador, que simbolicamente divide a Loja em duas Colunas, a do hemisfério Norte e a do Sul.
Já no Rito de York, por exemplo, a porta de entrada tanto pode ficar no centro da parede Oeste, como a Noroeste, não havendo, neste particular, nenhuma regra rígida que fixe o local da porta de entrada da sala da Loja.
Em relação à porta dos templos nos ritos Moderno e Adonhiramita, ritos esses de origem francesa, a porta fica no centro da parede ocidental, entre os dois Vigilantes.
No caso do REAA, que também é filho espiritual da França, em detrimento das extintas Lojas Capitulares e do Grande Oriente da França, houve indesejáveis mudanças no seu ritual primeiro simbólico, das quais uma delas foi trazer o 2º Vigilante, do seu lugar original ao Meio-dia, para o Sudoeste, de costas para a parede ocidental e voltado para o Oriente, simétrico ao 1º Vigilante - este enxerto nada mais era do que uma cópia dz posição do 2º Vigilante no Rito Moderno.
Essa equivocada configuração iria durar até a extinção das Lojas Capitulares (início do século XX), oportunidade em que o 2º Vigilante acabaria voltando para o seu lugar primário, ao Sul, sobre o meridiano do Meio-dia para poder melhor observar a passagem do Sol – da aurora ao zênite, e deste ao seu ocaso - sendo condizente com o que alude os verdadeiros rituais do REAA.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário