sexta-feira, 14 de novembro de 2025

PÉS EM ESQUADRIA - REAA

Em 18.05.2025 o Respeitável Irmão Rodrigo Cunho, Loja Peregrinos, 3525, REAA, GOB-SP, Oriente de Várzea Paulista, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

 

PÉS EM ESQUADRIA

 

Venho mais uma vez solicitar de seu conhecimento acerca da ritualística se me permite. A dúvida é, quanto a posição dos pés em esquadria durante a marcha. Vi que no GOB é adotada a posição dos pés esquadrejados e apontados para frente, já em outros ritos, os quais adotam a ponta do pé esquerdo apontada para frente e o direito para a lateral, como de ponteiro de relógio. A questão é, o real simbolismo dos pés estarem voltados para frente, ou para a lateral na marcha, e porquê dessa adoção. O que haveria de esotérico nisso? Se é que há algo esotérico.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O que de fato ocorreu foi voltar ao que é tradicional no REAA. Os pés continuam formando a esquadria, só que desta vez aberta para a fr, não o p esq apontado para a frente.

              No REAA, os pp em esq têm como referência à disposição oblíqua do Pav Mos, cujos quadrados brancos e pretos, acomodados em diagonal, orientam a posição dos pp quando se avança pelos pp do grau. Anda-se com o corpo de frente para o Oriente (lugar da Luz), não de lado.

Outra referência: no REAA a esq aberta para a frente, formada pelos pp uun
pelos cc, é similar à posição do Esq sobre o L da L.

Por esta questão, ter o p e, ou d, apontado para a frente é prática de outros ritos, sobretudo para aqueles que adotam o Pav Mos idêntico a um tabuleiro de xadrez. Esses são detalhes que caracterizam muitas práticas ritualísticas maçônicas, conforme o rito. É preciso se levar isso em consideração.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

NOV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário