segunda-feira, 12 de junho de 2023

COLUNAS ZODIACAIS NO ORIENTE?

Em 13.03.2023 o Respeitável Irmão Odair Lopes Jr., Loja Igualdade, 93, GLMERJ (CMSB), REAA, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:

 

COLUNAS ZODIACAIS NO ORIENTE?

 

Estou fazendo uma pesquisa que fundamente o porquê das CCol Zodiacais estarem dispostas, todas, no Ocidente, não se estendendo ao Oriente Você poderia me ajudar?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Em que pese essa matéria já ter sido exaustivamente por mim tratada, em síntese, as Colunas Zodiacais marcam no templo maçônico do REAA o caminho iniciático do Maçom.

               Essa jornada associa-se à alegoria do nascimento, vida e morte da Natureza - primavera, verão, outono e inverno que ocorrem no hemisfério Norte. Ao Norte porque foi nele que a Maçonaria nasceu.

Assim, os Aprendizes ocupam no templo maçônico o topo da Coluna do Norte (Primavera e Verão), os Companheiros o topo da Coluna do Sul (transição do verão para o outono) e os Mestres, na sua jornada final, o inverno.

Iniciaticamente esses ciclos representam sequencialmente a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade do iniciado.

Nos parâmetros iniciáticos do REAA, a jornada se conclui no Oriente, que é o lugar onde ingressam apenas aqueles que já tenham alcançado a plenitude maçônica (3º Grau).

Para que o Maçom, através da Exaltação alcance o Oriente, ele deve antes passar obrigatoriamente pelos graus de Aprendiz e de Companheiro.

Nesse contexto iniciático, a vida material do iniciado corresponde à sua estada no Ocidente, e a espiritual, no Oriente. Esotericamente essa fórmula iniciática está representada pelo Esq e o Comp sobre o L da L, onde o Comp gradativamente terá as suas pontas libertadas dos ramos do Esq.

Representando cada um desses ciclos iniciáticos, as Colunas Zodiacais se distribuem pelas paredes Norte e Sul até a balaustrada, que é o limite do Ocidente com o Oriente. Nessa conjuntura, em última análise, o Ocidente corresponde ao caminho material do Iniciado e o Oriente é o destino espiritual. Graças a isso é que as Colunas Zodiacais não podem ultrapassar a balaustrada.

A chave de todo esse emblemático sistema de aprimoramento humano está na Lenda de Hiran, cujo segredo ao ser desvendado pelo Iniciado, o tornará capaz de ultrapassar o pórtico do Oriente.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário