Em 17/10/2023 o Respeitável Irmão Jefferson Sebastião Vieira, Loja Colunas do Oriente, 124, Rito Adonhiramita, GOSC (COMAB), Oriente de Tijucas, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:
VESTIR O AVENTAL
Acompanho-lhe há algum tempo nas publicações em revistas e livros, e atualmente mais diretamente na Revista A Trolha, onde o Irmão esclarece algumas dúvidas de outros Irmãos.
Assim sendo, tomo a liberdade de apresentar a minha, que já me foi fonte de pesquisa e confesso que não localizei em outro lugar além de rituais de iniciação, desde antigamente, até hoje em dia a mesma passagem, porém não localizei em nenhum outro autor a respeito, o que acredito ser provavelmente um equívoco de tradução, porem remanescente nos rituais....seriaatinente a passagem quando do recebimento do avental onde é dito "Recebeis este Avental a qual chamamos vestido (...)". Aqui grifo minha dúvida...não localizei outros autores, indo até na versão francesa, em que traga que o avental é chamado vestido!!!
Encontrei sim, que "devemos estar revestido", "devemos estar vestidos"... porém que "chamamos vestido", não localizei autores trazendo esse conceito que o avental é chamado vestido...
Poderia trazer mais luz nessa questão?
CONSIDERAÇÕES:
De fato, não é costumeiro a adoção desse termo, contudo me parece que a sua aplicação não está totalmente errada.
Como substantivo masculino, a palavra “vestido” designa uma "veste".
Além de ser a designação de um traje feminino, "vestido", também é aquilo que veste alguém ou alguma coisa; é a vestimenta, vestidura, revestimento, cobertura.
Nesse contexto, a meu ver, a designação não me parece desrespeitosa, pois o Avental é a veste do maçom; é a vestimenta, a vestidura, portanto também é o "vestido".
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUL/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário