Em 01/01/2024 o Respeitável Irmão Thiago Lima, Loja Tabernáculo, 3418, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a dúvida seguinte:
COPO D’ÁGUA
Meu Irmão, recentemente me filiei a uma loja do GOB-SP e percebi que nessa Loja os Irmãos em questão não conheciam o termo "copo d'água". Vim de uma Grande Loja e isso era o usual por lá. Fiz algumas pesquisas e nos boletins do GOB, "copo d'água" já era utilizado desde 1872, mas ainda assim alguns Irmãos são categóricos ao dizer que o correto é "ágape". Gostaria de saber se existe algo nos rituais que reafirme o termo "copo d'água" como errado e, se sim, a partir de quando passou a ser considerado errado.
Desde já agradeço. Se necessário, depois posso te confirmar qual foi o boletim exato em que vi o termo ser utilizado.
CONSIDERAÇÕES.
A expressão “copo d'agua” é geralmente utilizada nas reuniões comensais informais, sem caráter iniciático e após as sessões maçônicas nas Lojas.
Na maioria das vezes essas reuniões informais ocorrem no salão de ágapes da Loja. Nelas, comumente, após a sessão, os Irmãos fazem brindes a um fato ou a um determinado cargo ou pessoa, mas isso não tem compromisso com ritual de Loja de Mesa, o qual segue a uma liturgia e uma ritualística iniciática aprimorada dentro de um rito maçônico
Em termos genéricos, essas reuniões informais, conhecidas nos meios maçônicos como “copos d’água”, que comumente ocorrem em um jantar, também são chamadas de
ágapes fraternais. À vista disto, em se tratando de Maçonaria, ágape e copo d'água tratam-se de uma mesma coisa, embora ágape às vezes possa significar, em determinadas ocasiões, algo com caráter iniciático.
Em Maçonaria, existem muitas formas de reuniões comensais. Na Inglaterra, por exemplo, é natural em muitas Lojas se suspender os trabalhos para que os Irmãos participem de uma refeição e depois retornem aos trabalhos na Loja.
No GOB, atualmente, o termo mais usado para reuniões comensais informais é ágape. Nas Lojas de Mesa o mais utilizado, embora impróprio, é Banquete Ritualístico.
Embora, por aqui o título “copo d’água” já tenha sido bastante usado no passado, nos dias atuais ele não é muito conhecido. É mais difundido na Maçonaria anglo-saxônica.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
OUT/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário