Em 08.04.2023 o Respeitável Irmão Roberto Matsumoto, sem mencionar o nome da Loja e Oriente, Rito Moderno, GOB-SP, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte.
INFLUÊNCIA NO REAA
Uma dúvida, quando o Conde de Grasse-Tilly
trouxe o REAA de Charleston para Paris em 1804, o REAA não tinha os graus
simbólicos. Então ele adotou o Regulateur Du Maçon de 1801, (agora é minha
dúvida) + Jachin e Boaz de 1762 ou foi Three Distinct Knocks?
CONSIDERAÇÕES.
Assim, Grasse Tilly, um dos fundadores do 1º Supremo Conselho do REAA nos
Estados Unidos da América do Norte a 31 de maio de 1801, de retorno à França no
ano de 1804, desconhecia completamente qualquer relação com a forma maçônica de
trabalho dos Modernos Ingleses da Primeira Grande Loja, esta então fundada em
Londres no mês de junho 1717.
Vale ressaltar que no século XVIII a exposure relativa aos “modernos”
era conhecida como Jachin and Boaz e a pertinente aos “antigos” The Three
Distinct Knocks. As exposures eram revelações (traições) que
apareciam publicadas nos jornais londrinos e que contavam ao mundo profano como
os maçons trabalhavam nas suas Lojas. Isso acabou se tornando algo muito
rentável economicamente sobretudo pelo interesse que o assunto despertava na
população dos não iniciados.
À vista disso, Jachin and Boaz revelava como os modernos
trabalhavam e The Three Distinct Knocks como os antigos trabalhavam
nas suas Lojas.
Os títulos Modernos e Antigos era a designação dada aos maçons das duas Grandes
Lojas rivais que protagonizaram conflitos até novembro de 1813, quando pelo Ato
de União era então fundada a Grande Loja Unida da Inglaterra.
Antes de 1804, nos EE. UU. da América, os graus iniciais do sistema
americano denominado Blue Lodges foi quem deu suporte inicial à prática
dos três primeiros graus do REAA, já que nos EE. UU. da América o escocesismo,
derivado do Rito de Perfeição, ou de Heredon, não possuía graus simbólicos, ou
seja, o REAA, nominado com 33 graus, na realidade possuía apenas 30 graus a
partir do 4º Grau.
Isso fez com que o REAA para trabalhar em solo norte-americano emprestasse
das Blue Lodges os três primeiros graus fundamentais (Aprendiz, Companheiro
e Mestre). Desse modo o escocesismo, originalmente francês, acabaria, por conta
desse fato, recebendo das Lojas Azuis algumas influências anglo-saxônicas.
Graças a isso, o sistema das Lojas Azuis norte-americanas acabaria ficando
bem conhecido de Grasse Tilly, um dos idealizadores do REAA. Vale destacar nesse
contexto que o franco-maçônico básico das Lojas Azuis possuía íntima relação
com a Grande Loja dos Antigos ingleses de 1751. Isso fazia com que os
norte-americanos refutassem qualquer ligação com a Grande Loja dos Modernos
porque essa Grande Loja estava intimamente ligada à Coroa Britânica e o interessa
das colônias norte-americanas era o de declarar a sua independência da
Inglaterra.
Em função disso, Thomas Smith Webb, ao estruturar o ritual para as Blue
Lodges, a exemplo do Duncan's Ritual, se apoiou da prática ritualística da
Grande Loja dos Antigos que eram rivais dos Modernos. Assim é que se pode explicar
o porquê da vertente anglo-saxônica que existe até hoje no escocesismo.
Retomando os comentários sobre o primeiro ritual para o simbolismo do
REAA, vale antes lembrar que a vertente francesa de Maçonaria, relativa aos Modernos
do Grande Oriente da França tinha como referência para o Rito Francês a exposure
Jachin and Boaz, esta pertinente aos modernos ingleses. Sobre esse fato,
nada a estranhar. já que foram os ingleses da Primeira Grande Loja que
implantaram a vertente maçônica dos Modernos na França. Foi por esse motivo que
o Rito Francês ficaria também conhecido como Rito Moderno (em alusão aos
Modernos ingleses de 1717).
Já o REAA, que buscava na época construir o seu primeiro ritual para o simbolismo
na Europa, em princípio nada teve a ver com a vertente maçônica dos Modernos, pois
a vertente do escocesismo na França, nascida por volta de 1649 em Saint Germain-en-Laye,
nunca havia se submetido aos mandos dos modernos ingleses da Primeira Grande Loja
– procuravam se manter livres nas Lojas livres.
Graças a isso é que o escocesismo acabaria sendo rotulado como a
vertente dos maçons livres, antigos e aceitos. Isso também explica o porquê de o
REAA ser mais conhecido na Europa como “Rito Antigo e Aceito”.
Em função dessa relação com os “antigos” - e em princípio o distanciamento
dos “modernos” - é que na construção do primeiro ritual para REAA a exposure
The Three Distinct Knocks de 1760 teve a preferência por parte da Loja
Geral Escocesa que funcionava dentro do Grande Oriente da França ao lado do II
Supremo Conselho do REAA.
Ainda, no tocante ao primeiro ritual, a única relação possível do
escocesismo com à prática dos “modernos” na França se deve superficialmente à também
utilização do Regulateur du Maçon de 1801 do GOF, mas nunca especificamente
à exposure Jachin and Boaz.
Finalmente, outro aspecto importante, que de certa forma acabou
interferindo na originalidade do ritual de 1804 do REAA, foi o aparecimento das
Lojas Capitulares no seio do Grande Oriente da França, fazendo com que em 1816
a Loja Geral Escocesa acabasse extinta e o projeto do primeiro ritual começasse
a sofrer profundas influências advindas desse sistema criado pelo GOF (vide
essa história).
O conde Alexandre François Auguste de Grasse Tilly, descontente com essas
interferências acabou por retirar o REAA do GOF, fazendo com que, por um
determinado tempo, o escocesismo trabalhasse na irregularidade.
Serenados os ânimos, é bom que se diga que o REAA só não desapareceu por
completo graças ao código napoleônico que esteve em vigência até 1814. Assim, o
REAA acabaria sendo praticado com Lojas Capitulares sob a égide do GOF. No
sistema capitular, o Athersata era também o Venerável Mestre do simbolismo. Em
síntese o REAA era praticado até o 18º Grau sob a tutela do GOF, ficando sob o
comando do II Supremo Conselho os graus de Kadosh e Consistório.
Dessa demanda fez com que muitas alterações se processaram sobre o
ritual primitivo de 1804. Com isso, a partir de 1820/21 aparece um caderno para
os três graus simbólicos intitulado Guia dos Maçons Escoceses, mas alavancado ainda
por influências capitulares e alguns temperos hauridos do Rito Moderno. E assim
tem início a saga dos rituais para o simbolismo do REAA que, ao longo da sua
história, acabaria sofrendo inúmeras intervenções que atentariam contra a sua
originalidade.
E por aí vai a história dos rituais e das Lojas Capitulares do REAA na
França. Uma das marcas dessas intervenções é o Oriente elevado e separado, então
criado para ajustar um espaço para o santuário Rosa Cruz. Mesmo após a extinção
das Lojas Capitulares essa topografia seria mantida no simbolismo do REAA, mas agora como lugar
distintivo para os Mestres Maçons e Mestres Maçons Instalados.
Finalmente, para ilustrar esse comentário, vale mencionar que, dentre
outros, originalmente o projeto do ritual de 1804 do REAA não contemplava Oriente
elevado e separado do Ocidente nos seus templos
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário