sábado, 6 de setembro de 2025

CONSAGRAÇÃO DO NEÓFITO - ESPADA FLAMÍGERA

Em 12.03.2025 o Respeitável Irmão Maurício Américo, Loja Monumento ao Ipiranga, 3771, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, formula a presente questão:

 

SAGRAÇÃO DO NEÓFITO

 

Uma dúvida: um ir antigo de Maçonaria defende que o Venerável Mestre deve encostar a Espada flamejante na cabeça do Aprendiz momento da sagração. O Ir tem algum posicionamento a respeito? Eu pessoalmente não entendo o poder do Venerável Mestre no sentido espiritual, mas fiquei encucado a respeito do posicionamento do Ir. Será que talvez transmite egrégora ou as energias dos IIr. Não sou adepto dessa linha, mas sei lá

 

CONSIDERAÇÕES

 

              Levando-se em conta de que a Espada Flamíg simbolicamente representa uma chama, ou um raio, não faz sentido que o Ven Mestre encoste a sua lâmina flamíg na cabeça do Candidato, o que em tese poderia “fulmina-lo”.

Assim, no momento da consagração o titular, por cima da cabeça do recipiendário, estende a espada, sem nele encostá-la.

Obviamente que tudo isso tem apenas um cunho simbólico, cuja alegoria tem o fito de dar formalidade à constituição do grau maçônico ao Iniciado.

No tocante à mencionada egrégora ou energia, ambas não fazem parte das minhas convicções maçônicas, portanto não merecem de mim quaisquer comentários.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

SET/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário